União Europeia diz que Israel não pode modificar fronteiras com uso da força militar

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, disse que não reconhece a soberania de Israel sobre nenhum território ocupado desde 1967, depois da guerra dos Seis Dias. "Não se pode mudar as fronteiras pela força militar. É uma ideia perigosa. As normas internacionais devem ser respeitadas", disse Mogherini na terça-feira (16), aludindo ao regime israelense

União Europeia diz que Israel não pode modificar fronteiras com uso da força militar
União Europeia diz que Israel não pode modificar fronteiras com uso da força militar

HispanTV - A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, disse que não reconhece a soberania de Israel sobre nenhum território ocupado desde 1967, depois da guerra dos Seis Dias. "Não se pode mudar as fronteiras pela força militar. É uma ideia perigosa. As normas internacionais devem ser respeitadas", disse Mogherini na terça-feira (16), aludindo ao regime israelense.

As declarações foram feitas durante um debate com eurodeputados em Estrasburgo. A diplomata voltou a rechaçar a medida ilegal dos Estados Unidos de reconhecer a suposta soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, que pertencem à Síria.

"A posição da UE com relação ao status das Colinas de Golã não mudou. Em linha com a legislação internacional e as resoluções 242 e 497 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a União Europeia não reconhece a soberania israelense sobre as ocupadas Colinas de Golã", enfatizou.

O reconhecimento das Colinas de Golã como território israelense isolou o governo estadunidense no mundo, pois de todas as partes forças governos e forças políticas denunciaram a medida por violar o direito internacional.

A maior parte das Colinas de Golã foi ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967. O regime de Tel Aviv incorporou as Colinas de Golã a seu sistema jurídico em 1981, o que implica sua anexação de fato apesar do rechaço da comunidade internacional, em particular do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247