Venezuela anuncia que abandonará OEA

O governo da Venezuela vai abandonar a Organização dos Estados Americanos (OEA) após a decisão do conselho permanente da organização quanto à nomeação do representante venezuelano pelo líder da oposição Juan Guaidó, afirmou a Chancelaria do país

Venezuela anuncia que abandonará OEA
Venezuela anuncia que abandonará OEA

Sputnik - O governo da Venezuela vai abandonar a Organização dos Estados Americanos (OEA) após a decisão do conselho permanente da organização quanto à nomeação do representante venezuelano pelo líder da oposição Juan Guaidó, afirmou a Chancelaria do país.

Anteriormente, o Conselho Permanente da OEA aprovou uma resolução que reconhece Gustavo Tarre Briceño, nomeado pelo líder da oposição venezuelana Juan Guaidó como representante da Venezuela.

"Trata-se de uma das mais infelizes decisões tomadas [...] por esta organização e uma vulgar instrumentalização de chantagem e pressão contra Estados membros para satisfazer os desejos da política neomonroísta de Washington", lê-se no comunicado venezuelano.

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela frisou recusar "ajoelhar-se perante os interesses imperialistas da administração dos EUA".

Em meados de março, o chanceler russo, Sergei Lavrov, comentou a nomeação por Juan Guaidó de um embaixador nos EUA, afirmando que cabe aos representantes oficiais do país na ONU nomear os embaixadores, e que na Venezuela é o governo do atual presidente Nicolás Maduro deve fazer isso.

No final de janeiro, os EUA aceitaram a designação de Carlos Alfredo Vecchio como encarregado de negócios da Venezuela indicado por Juan Guaidó. Na sequência, o governo de Nicolás Maduro rompeu as relações diplomáticas com os EUA.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247