Xi Jinping anuncia que China terá sociedade moderadamente próspera no primeiro semestre de 2021

O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) divulgou na terça-feira o texto completo de um plano para o desenvolvimento da China nos próximos 15 anos

Presidente Xi Jinping na reunião do CC do Partido Comunista da China
Presidente Xi Jinping na reunião do CC do Partido Comunista da China (Foto: Diário do Povo)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O presidente Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista da China, disse que o partido vai anunciar a realização da construção de uma sociedade próspera em todos os aspectos, após uma avaliação e revisão sistemáticas no primeiro semestre de 2021.

O documento que traz as propostas da liderança do Partido para formular o 14º Plano Quinquenal (2021-25) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e os Objetivos de Longo Prazo até o ano 2035, foi aprovado na quinta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC que se encerrou na quinta-feira passada, informa o Global Times.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCC, disse que é completamente possível para a China dobrar a produção econômica ou a renda per capita até 2035 após cuidadosa pesquisa e cálculos sobre as condições e capacidades de desenvolvimento econômico da China .

O Comitê Central do PCC avaliará e revisará a experiência na construção de uma sociedade moderadamente próspera no primeiro semestre de 2021 e, em seguida, anunciará que alcançamos a meta, disse Xi.

A relação governo-mercado deve ser bem tratada para melhor aproveitar as vantagens institucionais da China, disse Xi.

Um equilíbrio entre abertura e autossuficiência deve ser mantido para que a China se adapte melhor às situações doméstica e internacional, disse ele.

Xi pediu um tratamento adequado da relação entre desenvolvimento e segurança para prevenir e lidar com os riscos sistêmicos que podem impedir a marcha da China em direção à modernização.

A relação entre estratégia e tática também deve ser bem administrada para a elaboração de um conjunto de propostas perspicazes e pragmáticas, disse ele.

As propostas fizeram ajustes fundamentais enquanto a China busca a meta do centenário da revolução, que transcorrerá em 2049, de construir um país socialista moderno. 

As propostas enfatizam o desenvolvimento de alta qualidade em vez do desenvolvimento rápido, e esclarecem o objetivo da prosperidade comum para enfatizar o fator socialismo no desenvolvimento da China.

As propostas prevêem também a construção de um padrão de desenvolvimento de "ciclo duplo", tendo os ciclos domésticos como corpo principal e a promoção mútua dos ciclos domésticos e internacionais, que visam assegurar o desenvolvimento estável e de alta qualidade da China em meio a elevados riscos e incerteza gerada pela turbulenta situação global, observou Yan.

Com as recentes mudanças no ambiente político e econômico global e a tendência de antiglobalização, unilateralismo e protecionismo em alguns países, a China tem que se concentrar no desenvolvimento do país e confiar mais no mercado interno, disse Xi.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247