Bolsonaro começa governo com avaliação fraca

Pesquisa XP Ipespe divulgada nesta quinta-feira revela que o governo de Jair Bolsonaro começou com avaliação relativamente baixa; Bolsonaro é avaliado positivamente por 40% dos brasileiros, praticamente o percentual dos que votaram nele nas eleições de 2018 (38% do eleitorado),  enquanto 20% consideram o início da sua gestão ruim ou péssima; outros 29% avaliam seu desempenho como apenas regular; no início de seu primeiro mandato, em 2003, Lula tinha aprovação de 51% segundo o Ibope

Bolsonaro começa governo com avaliação fraca
Bolsonaro começa governo com avaliação fraca (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

(Reuters) - O governo do presidente Jair Bolsonaro tem 40 por cento de avaliação ótima ou boa e 20 por cento de ruim ou péssima no início do mandato, de acordo com pesquisa XP Ipespe divulgada nesta quinta-feira.

Outros 29 por cento consideram o início da gestão regular, enquanto 11 por cento não souberam opinar ou não responderam, no primeiro levantamento XP Ipespe sobre a popularidade do governo desde a posse de Bolsonaro em 1º de janeiro.

Segundo o levantamento, realizado pelo telefone com 1.000 pessoas entre os dias 9 e 11 de janeiro, a expectativa para o restante do governo é ainda mais positiva. Para 63 por cento, Bolsonaro fará um mandato ótimo ou bom, enquanto 15 por cento consideram que será negativo.

A pesquisa apontou que 62 por cento aprovam a montagem do governo e as primeiras medidas anunciadas, contra 29 por cento que desaprovam, e mostrou que a maioria da população (58 por cento) defende que as primeiras medidas enviadas ao Congresso tratem sobre segurança pública.

O levantamento apontou, ainda, que 37 por cento tem uma avaliação negativa do novo Congresso Nacional, que tomará posse em 1º de fevereiro, enquanto 34 por cento o consideram regular e 17 por cento disseram considerar ótimo ou bom.

A pesquisa foi preparada pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Conheça a TV 247

Mais de Poder

Ao vivo na TV 247 Youtube 247