CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Centrão torpedeia André Mendonça, mas Bolsonaro sinaliza que irá indicá-lo ao STF

Bolsonaro deve anunciar na próxima semana seu indicado para o STF na vaga do ministro Marco Aurélio Mello e tem sinalizado que a escolha irá recair no ex-ministro da Justiça André Mendonça para o posto, apesar de ele estar sendo torpedeado pelo Centrão

André Mendonça (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello em 5 de julho, Jair Bolsonaro deve anunciar seu indicado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana. A tendência, até agora, é que ele escolha o ex-ministro da Justiça e advogado-geral da União, André Mendonça, apesar de ele estar sendo bombardeado pelo Centrão, informa Mônica Bergamo.

Mendonça é um nome que cabe no figurino do  “terrivelmente evangélico” alardeado por Bolsonaro para sua segunda indicação ao STF (o primeiro foi o ministro Nunes Marques). O chefe da AGU tem apoio de diversas igrejas e líderes evangélicos e tem marcado sua passagem pelo governo Bolsonaro por posturas e ações como um dos mais radicais bolsonaristas, com inclinações fascistas públicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caso insista na indicação do nome de Mendonça, o presidente pode ter problemas no Congresso, o que não parece ter freado seu desejo de manter a indicação. 

A indicação de um ministro  ao STF precisa ser aprovada pelo Senado e, apesar de Bolsonaro ser minoritário na Casa e Mendonça ser malvisto entre os senadores, não é da tradição a rejeição a nomes indicados pelos presidente. Desde a instalação do STF, em 1890, apenas cinco indicações do presidente foram derrubadas pelos senadores. Todas ocorreram em 1894, no governo do marechal Floriano Peixoto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a indefinição, tanto Mendonça quanto o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, também evangélico, têm intensificado a busca por apoio nos meios jurídicos e políticos.​

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO