CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Meirelles vem aí

Calma, Tombini: ele no est voltando para o Banco Central. Mas na prxima semana o ex-chefe do BC deve transferir seu domiclio eleitoral de Gois para So Paulo. Ser que ele quer ser prefeito da maior e mais rica cidade do Pas?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Leonardo Attuch_247 – Os próximos dias reservam uma surpresa capaz de alterar os rumos da sucessão municipal na cidade mais rica do País. Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central nos oito anos do governo Lula, deve transferir seu domicílio eleitoral de Anápolis, em Goiás, para São Paulo. O que significa que ele, que foi excluído da equipe econômica do governo Dilma e teve seu papel esvaziado nas articulações dos Jogos Olímpicos, poderá retomar a velha ambição política. Meirelles nunca escondeu de ninguém que sonha alto. Seu objetivo é, um dia, poder disputar a presidência da República. E talvez ele comece sua caminhada pela cidade de São Paulo.

Hoje, Meirelles é filiado ao PMDB, que já tem candidato, o deputado federal Gabriel Chalita. Mas o jogo passa por outro partido político. Se, na próxima semana, o TSE validar o registro do PSD, do prefeito Gilberto Kassab, Meirelles poderá simplesmente sair do PMDB e assinar a ficha de filiação do PSD. Para quem já foi eleito deputado pelo PSDB, serviu ao governo do PT e hoje está no PMDB, não seria sacrifício algum. Meirelles não é um quadro partidário. Meirelles é Meirelles. Mas como ele é também extremamente conservador, não tomará qualquer atitude antes do registro definitivo do PSD ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma candidatura de Meirelles seria recebida com entusiasmo pelos meios econômicos de São Paulo. Nos oito anos em que presidiu o BC, ele se tornou uma espécie de herói da Febraban – a Federação Brasileira dos Bancos. Antes disso, presidiu o BankBoston e tomou iniciativas importantes, como a campanha Viva o Centro, pela recuperação do centro antigo de São Paulo – aliás, uma das bandeiras de Kassab.

Sua entrada na disputa poderia mexer com o quadro eleitoral. O PT tem a líder nas pesquisas, que é Marta Suplicy, com 30% das intenções de voto, mas ela pode ser substituída por um nome ainda não testado nas urnas, que é o de Fernando Haddad. O PSDB, por sua vez, não deve vir com José Serra, mas também com novatos. E Chalita, embora seja o segundo deputado mais votado de São Paulo, ainda não disputou uma eleição majoritária. Sem contar o fato de que a prefeitura de São Paulo tem alguns bilhões em caixa para investir até as eleições.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro fator que pode impulsionar Meirelles é um certo saudosismo dos meios econômicos, diante da disparada do dólar e de uma inflação que já roda acima da meta. Será que Meirelles vem aí? Calma, Tombini. O Banco Central é seu, mas a prefeitura de São Paulo...

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO