CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Osmar Dias pode ser a solução para o caso Lupi

Ex-senador pedetista (esq.), que hoje vice-presidente do Banco do Brasil, assumiria a Agricultura, cujo titular, Mendes Ribeiro, enfrenta srios problemas de sade; em troca, o PMDB ficaria com o Trabalho, epicentro dos escndalos de Lupi (dir.)

Osmar Dias pode ser a solução para o caso Lupi (Foto: Felipe L. Gonçalves/Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Leonardo Attuch_247 – Assim como na crise do Ministério dos Esportes, em que o Palácio do Planalto escolheu um nome acima de qualquer suspeita para o cargo – o do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) –, a mudança no Trabalho, que se torna mais urgente e necessária a cada instante, com o surgimento de novas denúncias contra o ministro Carlos Lupi, deve seguir a mesma lógica. E o nome que tem crescido na bolsa de apostas é do ex-senador paranaense Osmar Dias, do PDT. Só que, em vez de assumir o Trabalho, Dias iria para a Agricultura. Em troca, o PMDB levaria a pasta do Trabalho.

Hoje na vice-presidência de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias é reconhecido no governo e na oposição como uma das principais autoridades do País no assunto. O Paraná, por sinal, é um dos principais estados agrícolas do Brasil, num modelo que combina, de forma eficiente, agronegócio com agricultura familiar. A questão é que, neste caso, a costura seria mais delicada. Precisa antes ser acordada com o vice Michel Temer, do PMDB, que controlava a Agricultura e perdeu o aliado Wagner Rossi, substituído pelo ministro Mendes Ribeiro, do Rio Grande do Sul, e também peemedebista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que facilita essa transição é a situação de saúde de Mendes Ribeiro, que, desde que assumiu, não pôde se dedicar ao ministério – ele se trata de um delicado tumor cerebral e tem recomendações médicas para reduzir sua rotina de trabalho. Do ponto de vista político e orçamentário, Agricultura e Trabalho são ministérios similares. E ambos geram dividendos políticos. A questão, agora, é encontrar também um nome respeitável do PMDB para o lugar de Lupi.

Irmãos em campos opostos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Curiosamente, Osmar Dias é também irmão do senador tucano Álvaro Dias. Enquanto um é aliado do governo Dilma e tem um cargo estratégico no governo, o outro tem sido o principal porta-voz da oposição nos escândalos recentes. Em conversa com aliados petistas, Osmar Dias brinca dizendo que um dos dois deve ser adotado.

O que pesa contra o atual diretor do BB é o fato de ser mais um paranaense na Esplanada. O estado já tem a Casa Civil, com Gleisi Hoffmann, as Comunicações, com Paulo Bernardo, e a secretaria-geral da Presidência, com Gilberto Carvalho. Mas se essa barreira vier a ser rompida, será mais um aliado de peso na guerra pela prefeitura de Curitiba. O PT planeja eleger o ex-tucano Gustavo Fruet, que se filiou ao PDT graças a Osmar Dias, para criar as condições para, em 2014, fazer de Gleisi Hoffmann governadora do Paraná.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO