Pré-candidatos do PSDB cobram mais debates no partido

Contrariados pelo adiamento das prvias para o dia 25 de maro (o combinado era que as primrias no passariam de 11 de maro), Jos Anbal e Ricardo Trpoli publicam carta aberta pedindo pelo menos dois debates at l

Pré-candidatos do PSDB cobram mais debates no partido
Pré-candidatos do PSDB cobram mais debates no partido (Foto: Divulgação)

Rodolfo Borges _247 - O trator José Serra passou por cima do combinado nas prévias tucanas para a prefeitura de São Paulo. Além de entrar na disputa depois do tempo limite, o ex-governador conseguiu adiar as primárias, marcadas, inicialmente, para o dia 4 de março, em mais de 20 dias. Em protesto contra a decisão, os dois pré-candidatos que restaram na disputa, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Trípoli, enviaram uma carta aberta à Direção da Executiva Municipal do PSDB pedindo, pelo menos, a realização de dois debates até a nova data das prévias, remarcadas para 25 de março.

A alteração da data, no relato dos pré-candidatos, ocorreu da seguinte forma: "Na reunião de ontem à noite, caminhava-se para o consenso: aceitaríamos o dia 11, tendo como contrapartida a realização de um grande debate entre os três pré-candidatos. Seria uma forma de prestigiar a militância e dar a oportunidade para que se discutisse em fórum aberto os programas de cada um de nós". Mas a coisa não saiu como o combinado. "Uma proposta apresentada na última hora e levada imediatamente à votação na Executiva resultou no adiamento para o dia 25, o que não havia sequer sido aventado antes", informa a carta.

Leia a íntegra abaixo:

Carta aberta à Direção da Executiva Municipal do PSDB

Nós, pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo, manifestamos ao Presidente da Executiva Municipal, Júlio Semeghini, nossa preocupação em relação ao processo pelo qual as prévias do partido, marcadas para o próximo dia 4, foram adiadas para o dia 25. Reiteradas vezes, diversas lideranças partidárias estabeleceram o dia 11 como alternativa apresentada à militância e a nós, pré-candidatos registrados – que havíamos nos oposto a qualquer mudança.

Na reunião de ontem à noite, caminhava-se para o consenso: aceitaríamos o dia 11, tendo como contrapartida a realização de um grande debate entre os três pré-candidatos. Seria uma forma de prestigiar a militância e dar a oportunidade para que se discutisse em fórum aberto os programas de cada um de nós.

No entanto, uma proposta apresentada na última hora e levada imediatamente à votação na Executiva resultou no adiamento para o dia 25, o que não havia sequer sido aventado antes. O resultado foi uma divisão expressa: 10 votos a favor, 8 votos contrários.

Em nome do que construímos neste processo, nossa preocupação agora é com a continuidade do debate interno criado em torno das prévias, que está oxigenando o partido e revigorando a militância. Nos últimos meses, foram 6 debates, incluindo as regionais da cidade e com a participação dos 58 diretórios. Centenas de militantes participaram de cada um deles, debatendo diretamente com os candidatos suas propostas, anseios, reivindicações.

Neste sentido, propomos que o presidente e a Executiva Municipal se comprometam com a realização de ao menos dois debates com a militância do partido, em que, além de os pré-candidatos apresentarem suas propostas para a cidade de São Paulo, possam ouvir de nossos filiados o que esperam da candidatura tucana. Afinal, teremos agora quase um mês para a nova campanha. Precisamos manter a chama acesa entre os filiados. Um exemplo que o PSDB paulistano está oferecendo ao país para a escolha em prévias do seu candidato a prefeito da capital.

São Paulo, 29 de fevereiro de 2012
José Aníbal e Ricardo Tripoli.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247