“Sou um prefeito nota 10”

Num balanço dos últimos oito anos em São Paulo, Gilberto Kassab deu nota máxima à sua gestão em parceria com José Serra e tentou definir o tom da campanha de 2012, munido de uma montanha de números: “Só vamos aceitar a crítica honesta”; no fim, foi lançado a governador de São Paulo por aliados

“Sou um prefeito nota 10”
“Sou um prefeito nota 10” (Foto: Edição/247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Marco Damiani _247 – Num auditório lotado, e com todos os seus secretários sentados na primeira fila, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez um balanço dos últimos oito anos na prefeitura de São Paulo – quatro em que foi vice de José Serra e quatro como o titular do cargo. Ao ser perguntado sobre a nota que atribuía a sua gestão, Kassab não teve nenhuma modéstia. “Nota dez”, disse ele.

Munido de uma montanha de números, Kassab listou algumas de suas realizações: 172 quilômetros de ciclovias em São Paulo, 119 unidades de Atendimento Médico Ambulatorial (que realizaram 2 milhões de consultas no primeiro semestre), 600 milhões de medicamentos distribuídos em oito anos, três hospitais construídos, 900 mil alunos atendidos por um programa de distribuição de leite, 655 mil uniformes entregues e R$ 3,5 bilhões investidos em programas de urbanização de comunidades carentes. “Criticar a administração, numa cidade complexa como São Paulo, é muito fácil”, disse ele. “Difícil é fazer e só faz a crítica injusta quem não tem espírito público”.

No evento, Kassab deixou claro que tentará dar o tom da sucessão ao divulgar um plano de metas para a cidade de São Paulo nos próximos anos. “As propostas e promessas têm que ter ligação com a realidade”, disse ele. Kassab também enfatizou o fato de não ter criado novas taxas – numa alfinetada em direção à última administração do PT, que fez com que Marta Suplicy fosse apelidada de “Martaxa”.

A visão que Kassab tem de sua própria administração não se reflete nas pesquisas, mas ele, ao fazer um balanço dos últimos anos, conseguiu também impedir que José Serra, que o elegeu, renegue sua gestão. O slogan de Serra, já definido, será “Avança São Paulo”, num sinal de que a tônica dos discursos será de continuidade.

“O gênio dos bastidores”

Se Kassab é ou não um prefeito nota 10, caberá ao eleitor julgar. Mas, entre seus apoiadores, muitos elogiavam o fato de ele ser um político nota 10. “Kassab é o gênio dos bastidores”, disse ao 247 o ex-governador de São Paulo, Claudio Lembo. “Olhando hoje o sucesso do PSD, até parece um milagre o que aconteceu”.

Lembo aproveitou o evento para lançar Kassab à corrida do Palácio dos Bandeirantes, em 2014. “O Gilberto agora terá que percorrer o Brasil porque só viajando e conhecendo as realidades de todas as regiões ele poderá enfrentar os graves problemas de São Paulo”.

Ou seja: o tucano Geraldo Alckmin, que concorrerá à reeleição em 2014, já tem um adversário. É Kassab do PSD. Um indício de que os tucanos ligados a Alckmin, como José Aníbal, talvez estivessem certos quando tentavam evitar que o PSD indicasse o vice na chapa de Serra, que será Alexandre Schneider.

 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247