Ano de Valorização de Brasília ganha equipe nesta quarta-feira (7)

Projeto foi criado em comemorao aos 25 anos da capital como Patrimnio Cultural da Humanidade; lanamento ter apresentao do site e show de Hamilton de Holanda

Ao som de Hamilton de Holanda, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) apresenta nesta quarta-feira (7), o site do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, com informações sobre o tombamento de Brasília, notícias, além das ações previstas para 2012.

No lançamento, o comitê executivo do Ano de Valorização tomará posse oficialmente. Compõem o colegiado representantes dos seguintes órgãos: Sedhab (coordenação); Secretaria de Cultura; Secretaria de Turismo; Secretaria de Governo; Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Obras; Secretaria de Publicidade Institucional; Arquivo Público do Distrito Federal; Novacap e Terracap.

O Ano de Valorização foi instituído em janeiro deste ano, abrindo oficialmente as comemorações pelos 25 anos da capital como Patrimônio Cultural da Humanidade — título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Brasília detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção.

O objetivo é implementar a integração de ações governamentais voltadas direta ou indiretamente para a valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre as várias ações programadas para celebrar a data estão a realização de seminários nacionais e internacionais sobre assuntos ligados à valorização e proteção de Brasília, organização de concursos culturais nas escolas do DF, produção de materiais educativos e a entrega das reformas dos monumentos que são símbolos da cidade, caso do Catetinho e Panteão, além da realização de ações de educação patrimonial, turísticas e esportivas.

Ano da Valorização 

No dia 25 de janeiro, o governador Agnelo Queiroz assinou decreto que institui 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Neste ano, comemora-se 25 anos que Brasília recebeu o título, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção.

Na semana de 12 a 18 de março, Brasília receberá a Missão da Unesco com a finalidade de avaliar em conjunto com o Governo todas as questões relativas ao tombamento do patrimônio histórico cultural.

Serviço

Entrada franca

Capacidade: 350 pessoas

Censura livre

Às 18h30 na Sala Martins Pena do Teatro Nacional

Com informações da secretaria de Cultura do Distrito Federal e Agência Brasília.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247