Festival de curtas apresenta 115 filmes

Os cinéfilos e apreciadores de cultura poderão conferir, no fim de semana, a terceira edição do Curta Brasília, um festival de curtas-metragens que serão exibidos até domingo no Cine Brasília; o festival vai reunir 115 filmes agrupados em diferentes mostras; de acordo com a coordenadora do festival, Ana Arruda, serão apresentados filmes para todos os gostos

Os cinéfilos e apreciadores de cultura poderão conferir, no fim de semana, a terceira edição do Curta Brasília, um festival de curtas-metragens que serão exibidos até domingo no Cine Brasília; o festival vai reunir 115 filmes agrupados em diferentes mostras; de acordo com a coordenadora do festival, Ana Arruda, serão apresentados filmes para todos os gostos
Os cinéfilos e apreciadores de cultura poderão conferir, no fim de semana, a terceira edição do Curta Brasília, um festival de curtas-metragens que serão exibidos até domingo no Cine Brasília; o festival vai reunir 115 filmes agrupados em diferentes mostras; de acordo com a coordenadora do festival, Ana Arruda, serão apresentados filmes para todos os gostos (Foto: Leonardo Attuch)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil 

Os cinéfilos e apreciadores de cultura poderão conferir, no fim de semana, a terceira edição do Curta Brasília, um festival de curtas-metragens que serão exibidos de hoje (18) a domingo (21) no Cine Brasília. O festival vai reunir 115 filmes agrupados em diferentes mostras. De acordo com a coordenadora do festival, Ana Arruda, serão apresentados filmes para todos os gostos.

“Posso dizer que tem de tudo - comédia, drama, ação e muitos documentários”. Ela explica que o Curta Brasília ainda servirá como uma reunião do melhor que se viu em festivais. “Teremos filmes vencedores dos festivais de Gramado, do Rio de Janeiro, de Brasília e de festivais internacionais. É uma chance de a gente ver, neste fim de ano, um panorama do melhor do cinema nesses últimos meses, no circuito dos festivais”.

Além de filmes produzidos em Brasília, que é a tônica do festival desde sua primeira edição há três anos, o Curta Brasília vai apresentar produções da Alemanha e da França. A mostra trazida pela Embaixada da França vai mostrar os primeiros curtas-metragens de cineastas renomados, entre eles Charlotte et Véronique ou Tous Les Garçons s Appelent Patrick (Todos os rapazes se chamam Patrick), de Jean-Luc Godard, e A La Mémoire du Rock (À memória do rock), de François Reichenbach.

“O curta-metragem já nasce com um grande desafio, que é do poder de síntese, como contar uma história em poucos minutos. Quem consegue produzir um curta-metragem bem feito, já tem um cartão de visita para ficar anos no ramo do cinema”, explica Ana Arruda. Para ela, esse tipo de filme deixou de ser apenas um degrau para que se pudesse aprender a fazer cinema. “O mercado do curta está muito maior. Os curtas estão sendo muito bem aceitos se compararmos com dez anos atrás. Curta já deixou de ser um espaço apenas para principiantes”.

As duas edições anteriores levaram cerca de 10 mil pessoas ao festival. A expectativa da organização para esta edição é de levar 8 mil expectadores. Entre os fatores que devem ajudar, além das sessões cheias, como já é praxe no festival, estão os Circuitos Itinerantes. O Cine Solar e o Cineclubes vão passear pelo Distrito Federal, levando filmes para a Cidade Estrutural e para o Gama. Um furgão abastecido com energia solar vai projetar filmes nessas comunidades.

O Cineclubes vai levar os filmes a vários locais do DF. Brasília, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Sobradinho, entre outros, vão receber as projeções. Tanto os Circuitos Itinerantes quando as mostras exibidas no Cine Brasília serão de graça. A programação completa do festival pode ser vista no site oficial do evento.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247