Para não ter que defender Moro, Onyx quer fugir da CCJC

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deve ir à CCJC nesta quarta-feira (12), para prestar esclarecimentos sobre o decreto das armas, conforme convocação aprovada dias atrás; no entanto, ele mandou um ofício pedindo para não ir mais, alegando outros compromissos; Onyx não foi convidado, e sim convocado; seu pedido não teve apreciação na comissão e ele é obrigado a comparecer, como manda a Constituição

Para não ter que defender Moro, Onyx quer fugir da CCJC

247 - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deve ir à CCJC nesta quarta-feira (12), para prestar esclarecimentos sobre o decreto das armas, conforme convocação aprovada dias atrás.

No entanto, ele mandou um ofício pedindo para não ir mais, alegando outros compromissos.

Onyx não foi convidado, e sim convocado. Seu pedido não teve apreciação na comissão e ele é obrigado a comparecer, como manda a Constituição.

Sua ida teve data acertada, acordada e combinada com parlamentares da base e com o próprio ministro, que chegou a afirmar não haver problemas em comparecer.

O cenário político, no entanto, mudou. Após a divulgação sobre a Lava Jato pelo The Intercept, Onyx certamente será indagado por parlamentares e pela imprensa sobre o ministro Sergio Moro, flagrado orientando e influenciando procuradores no andamento da operação e na denúncia contra o ex-presidente Lula, que beneficiou diretamente a eleição de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

Nesta segunda e terça-feira, Moro e Bolsonaro também já fugiram, encerrando coletivas quando essas perguntas eram feitas ou nem se colocando à disposição para a imprensa, como foi o caso de Moro no Senado.

Socorro a Maia

No desespero, e tentando evitar a ida à Comissão, o ministro mandou, no início da noite, um ofício ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedindo para não comparecer.

Mas o gesto seria algo inaceitável: como a convocação foi feita pelo plenário da CCJC, somente a comissão pode alterar a data da convocação.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

247 faz apelo por debate responsável na internet

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247