Governo lança edição 2016 do ‘Cidadão do Mundo’

O governo do Estado lança, nesta quarta-feira (22), no município de Pinheiro, a 2ª etapa do programa ‘Cidadão do Mundo’; o programa oportuniza a estudantes egressos do ensino médio da rede pública maranhense participar de intercâmbio internacional no exterior cuja língua pátria seja inglês, espanhol ou francês com todas as despesas pagas pelo Governo; coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o ‘Cidadão do Mundo’ já levou este ano 23 estudantes para Argentina e França e outros 62 embarcam em agosto para os Estados Unidos e Canadá

Secretários Bira do Pindaré e Tatiana Pereira com o presidente da Fapema, Alex Oliveira, no lançamento do edital do Programa Cidadão do Mundo.Foto: Divulgação
Secretários Bira do Pindaré e Tatiana Pereira com o presidente da Fapema, Alex Oliveira, no lançamento do edital do Programa Cidadão do Mundo.Foto: Divulgação (Foto: Leonardo Lucena)

O governo do Estado lança, nesta quarta-feira (22), no município de Pinheiro, a 2ª etapa do programa ‘Cidadão do Mundo’. O programa oportuniza a estudantes egressos do ensino médio da rede pública maranhense participar de intercâmbio internacional no exterior cuja língua pátria seja inglês, espanhol ou francês com todas as despesas pagas pelo Governo. Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o ‘Cidadão do Mundo’ já levou este ano 23 estudantes para Argentina e França e outros 62 embarcam em agosto para os Estados Unidos e Canadá.

“A grande novidade deste ano é que nós tornamos opcional a participação no curso de imersão para aqueles jovens que estão no interior do Estado e que tenham dificuldade de se deslocar para São Luís. Estes alunos poderão realizar apenas a prova de conhecimento da língua”, revelou o secretário da Secti, Jhonatan Almada.

Estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo dez para Francês, 30 para Inglês e 30 para Espanhol. Além dos alunos egressos do ensino médio da rede pública, podem se candidatar, segundo informou a coordenador do programa, Fabiana Moura, alunos de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou à fundação sem fins lucrativos. Os alunos interessados devem se inscrever por meio do edital da Secti – Cidadão do Mundo que estará disponibilizado no site da secretaria no endereçowww.secti.ma.gov.br a partir do dia 23 e ficará com inscrições abertas até o dia 23 de julho.

É necessário também que o candidato tenha nacionalidade brasileira, idade entre 18 e 24 anos completos no momento da inscrição, ter obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estar matriculado e frequentar, há pelo menos um ano, instituição de ensino superior no Maranhão e ter obtido ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no programa, aprovação com média acima da nota sete, ou equivalente, em todas as matérias cursadas.

O Comitê Gestor do programa selecionará 300 candidatos dentre os inscritos que preencherem os requisitos exigidos para participar do edital. O processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa, eliminatória, consiste na verificação dos requisitos exigidos para participar do processo seletivo. A segunda consiste na verificação da documentação apresentada pelo candidato e a terceira etapa consiste no resultado obtido na prova final do teste de imersão de língua estrangeira.

Fonte: Ascom

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247