Manchas de óleo que atingem o Nordeste chegam ao litoral da Bahia

Após atingir praias de oito estados do Nordeste nos últimos 30 dias, as manchas de óleo chegaram à praia de Mangue Seco, no município de Jandaíra, que fica 210 km de Salvador (BA) na divisa com Sergipe. O último balanço divulgado pelo Ibama aponta que foram atingidas pelo óleo em 59 municípios nordestinos

247 - Após atingir praias de oito estados do Nordeste nos últimos 30 dias, as manchas de óleo chegaram nesta quinta-feira (4) na praia de Mangue Seco, no município de Jandaíra, que fica 210 km de Salvador (BA) na divisa com Sergipe. O último balanço divulgado pelo Ibama na quinta-feira (3) aponta que foram atingidas pelo óleo 124 praias de 59 municípios - os dados ainda não incluíam as praias baianas.

No caso da Bahia, também há manchas de óleo na praia de Siribinha, vila litorânea que pertence à cidade de Conde (190 km de Salvador). As praias estão entre os destinos turísticos mais procurados do litoral baiano e servem como berçário de tartarugas marinhas.

Em quatro estados, foram encontradas mortas seis tartarugas marinhas e uma ave (Bobo-pequeno). Outras três tartarugas foram resgatadas com vida.  

Na última semana, o Ibama informou que a análise das amostras do óleo feitas pela Petrobrás e pela Marinha apontou que a substância é petróleo e não é de origem brasileira.

Em nota, a estatal afirmou que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa, mas não explica como a análise foi feita.


Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247