Roseana lança São João 2014 com referência à Copa

Em solenidade no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez o lançamento do evento, que este ano terá como tema A Copa da Cultura Brasileira; a peemedebista anunciou a elevação em 42,5% do valor do auxílio repassado aos grupos juninos e a implantação do projeto Reviver com Segurança, uma parceria das secretarias de Turismo (Setur), de Cultura (Secma) e Segurança Pública (SSP)

Em solenidade no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez o lançamento do evento, que este ano terá como tema A Copa da Cultura Brasileira; a peemedebista anunciou a elevação em 42,5% do valor do auxílio repassado aos grupos juninos e a implantação do projeto Reviver com Segurança, uma parceria das secretarias de Turismo (Setur), de Cultura (Secma) e Segurança Pública (SSP)
Em solenidade no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez o lançamento do evento, que este ano terá como tema A Copa da Cultura Brasileira; a peemedebista anunciou a elevação em 42,5% do valor do auxílio repassado aos grupos juninos e a implantação do projeto Reviver com Segurança, uma parceria das secretarias de Turismo (Setur), de Cultura (Secma) e Segurança Pública (SSP) (Foto: Itevaldo Junior)

Maranhão 247 - Com o tema A Copa da Cultura Brasileira (em referência ao Mundial de futebol que será realizado este ano no Brasil), foi lançado na tarde de ontem em solenidade realizada no Palácio dos Leões, o São João 2014, promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Cultura e Turismo. No total, serão 1.600 apresentações culturais, realizadas por 550 grupos juninos, além de 90 shows com artistas locais e nacionais. Durante o lançamento do São João deste ano, também foi entregue à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, um documento intitulado Cultura Ações 2013 - um balanço da difusão cultural no estado.

De acordo com o Governo do Estado, este ano serão organizados arraiais comunitários na Lagoa da Jansen, no Ceprama, no Centro Histórico e nos Vivas situados em bairros da capital maranhense. Nesses locais, se apresentarão 18 grupos alternativos, 48 de bumba meu boi de sotaque da Baixada, 45 de bumba meu boi de sotaque de matraca, 4 de sotaque costa de mão, 88 de sotaque de orquestra, 15 de sotaque de zabumba, 72 de tambor de crioula, 57 de dança portuguesa, 29 mirins, 32 de dança do boiadeiro, 33 quadrilhas juninas e 29 grupos de cacuriá.

Na Lagoa da Jansen, a programação ocorrerá de 19 a 29 deste mês, com shows de artistas locais e nacionais. No dia 19, haverá a apresentação do cantor Waldonys. No dia seguinte, subirá ao palco a cantora Elba Ramalho. No dia 21, será a vez do cantor Geraldo Azevedo. No dia 22, o show será dos cantores Betto Pereira e Gerude. No dia 23, ocorrerá a apresentação da Banda do Barrica. No dia 24, se apresentará a Orquestra Sanfônica do Piauí. No dia 25, o show será do cantor Jorge de Altinho. Dia 26, subirá ao palco o cantor Papete. No dia seguinte, será a vez da cantora Alcione. No penúltimo dia de programação, a apresentação será dos cantores Mano Borges e César Nascimento. Por fim, no dia 29, o show será do cantor Alceu Valença.

Vivas - No Ceprama, na Vila Palmeira e em diferentes pontos do Centro Histórico (Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão e Praça da Faustina), ocorrerão apresentações culturais entre os dias 20 e 29. Nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel a programação alusiva ao São João 2014 ocorrerá entre os dias 23 e 29. Também serão promovidos cortejos nos dias 20 e 27, com grupos juninos que percorrerão o centro da cidade.

Presente ao lançamento do São João 2014, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, destacou a riqueza cultural do estado. "Festa junina como a do Maranhão não há outra igual no país. A diversidade de cores, ritmos e sotaques que aqui é vista durante o mês de junho é única e peculiar. Em 2014, escolhemos a Copa do Mundo como tema do São João para torcermos juntos pelo hexacampeonato do Brasil, por Felipão, Neymar, Thiago Silva, entre outros atletas. E o maranhense, além de acompanhar a Copa por meio dos arraiais, também curtirá a nossa cultura e fará o São João deste ano como sempre fez: com alegria e descontração que só o nosso povo possui", disse a governadora.

Roseana Sarney também aproveitou a ocasião para anunciar medidas como a elevação em 42,5% do valor do auxílio repassado aos grupos juninos e a implantação do projeto Reviver com Segurança, uma parceria das secretarias de Turismo (Setur), de Cultura (Secma) e Segurança Pública (SSP).

"Nessa importante ação do meu governo, será oferecido treinamento para que o efetivo da Companhia de Policiamento do Turismo atenda ainda melhor a população que visitar o Centro Histórico. Os policiais vão receber noções sobre a história da cidade, localização dos principais pontos turísticos e práticas de bom atendimento", afirmou. A governadora informou ainda que os treinamentos do projeto Reviver com Segurança acontecerão hoje e nos dias 9 e 13 de junho.

Cultura Ações 2013 - Em seguida, a titular da Secma, Olga Simão, informou que, além de São Luís, outros 100 municípios do interior do estado receberão atrações do São João 2014. "Nossa festa será inesquecível. Faremos um São João de bom gosto para todos os maranhenses", disse. A secretária também destacou a entrega à governadora Roseana Sarney do documento Cultura Ações 2013. "Esse documento, que comprova a série de ações feitas pelo governo do Estado em referência à cultura, comprova o alinhamento do Maranhão com as políticas públicas do Ministério da Cultura", destacou.

Após os discursos, houve as apresentações de alguns grupos juninos, dentre eles o Boi União da Baixada, o Boi Novilho Branco (sotaque de orquestra) e a Companhia Barrica. Com um chapéu característico dos grupos de bumba meu boi, a governadora Roseana Sarney, em alguns momentos das apresentações, interagiu com os membros dos grupos, cantando alguns versos das toadas e fazendo uso de instrumentos como o maracá.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247