CBF muda clássicos na última rodada do Brasileiro

Segundo tabela anunciada nesta quinta-feira, Flamengo enfrentar Botafogo e Fluminense encara o Vasco na ltima rodada

Agência Estado- A CBF divulgou nesta quinta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro de 2012, ainda sem datas desmembradas e horários dos jogos, mas confirmou a manutenção da estratégia adotada a partir do ano passado, com tradicionais clássicos em São Paulo e no Rio de Janeiro na rodada final da competição. Marcado para começar no final de semana dos dias 19 e 20 de maio, a competição será encerrada no dia 2 de dezembro.

No ano passado, o Flamengo, que empatou por 1 a 1 com o Vasco na rodada final de 2011 e ajudou a impedir o possível título do seu tradicional adversário naquele dia, neste ano fechará a sua campanha contra o Botafogo, enquanto o Fluminense terá pela frente os vascaínos.

Já em São Paulo, o Corinthians se sagrou pentacampeão nacional após empatar por 0 a 0 com o arquirrival Palmeiras, no Pacaembu. Desta vez, o time corintiano irá encarar o São Paulo na jornada derradeira do Brasileirão, no Morumbi, enquanto os palmeirenses enfrentarão o Santos, em duelo inicialmente previsto para acontecer na Vila Belmiro.

Já os clássicos principais de Minas de Gerais e do Sul foram mantidos, mas desta vez com mando invertido em relação ao ano passado. O Cruzeiro, que se livrou do rebaixamento ao golear o Atlético-MG por 6 a 1, desta vez terá o arquirrival como mandante em duelo na rodada final. O mesmo vale para o Internacional, que assegurou vaga na fase preliminar desta Libertadores ao bater o Grêmio por 1 a 0, no Beira-Rio, e em 2012 vai encarar os gremistas no Olímpico em seu último jogo neste Brasileirão.

O outro clássico estadual da última rodada vai reunir Náutico e Sport, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Os dois times disputaram a Série B no ano passado e agora terão de se encarar na capital pernambucana na jornada derradeira da principal competição do País.

Com isso, a 38.ª e última rodada fechará o campeonato com sete clássicos entre times de grande rivalidade. Os outros três jogos deste dia 2 de dezembro serão os seguintes: Portuguesa x Ponte Preta, no Canindé, Coritiba x Figueirense, no Couto Pereira, e Atlético-GO x Bahia, no Serra Dourada. Entre estes times, a Lusa e os ponte-pretanos disputaram a Série B em 2011. Curiosamente, eles se enfrentarão na rodada final assim como Náutico e Sport, outros dois que voltam à elite neste ano.

A penúltima rodada deste Campeonato Brasileiro, por sua vez, também contará com dois clássicos estaduais, previstos para acontecer no dia 25 de novembro. O Vasco vai encarar o Flamengo como mandante, enquanto o Corinthians receberá o Santos no Pacaembu. Em 2011, a penúltima rodada da competição nacional também contou com dois duelos entre dois times grandes do mesmo Estado. Foram eles: Palmeiras x São Paulo e Fluminense x Vasco.

A estratégia da CBF de marcar clássicos estaduais nas rodadas finais teve sucesso no ano passado, pois evitou favorecimentos entre os clubes que estavam na briga pelo título, que lutavam por vagas na Libertadores ou para não serem rebaixados. Em edições anteriores da competição nacional, diferentemente do que foi visto em 2011, ficou claro que alguns times se empenharam menos do que deveriam ou usaram equipes sem força máxima em alguns jogos, fato que colocou em xeque a fórmula dos pontos corridos na reta decisiva do torneio.

Atual campeão nacional, o Corinthians abrirá a sua campanha em 2012 contra o Fluminense, no Pacaembu. O Vasco, que ficou com o vice-campeonato no ano passado, também iniciará em casa este Brasileirão. O time receberá o Grêmio em São Januário.

Confira os jogos da primeira e da última rodada do Brasileirão de 2012:

19/5 e 20/5

Botafogo x São Paulo

Vasco x Grêmio

Palmeiras x Portuguesa

Corinthians x Fluminense

Internacional x Coritiba

Cruzeiro x Atlético-GO

Ponte Preta x Atlético-MG

Figueirense x Náutico

Sport x Flamengo

Bahia x Santos

2/12

Flamengo x Botafogo

Fluminense x Vasco

Santos x Palmeiras

São Paulo x Corinthians

Grêmio x Internacional

Atlético-MG x Cruzeiro

Portuguesa x Ponte Preta

Coritiba x Figueirense

Náutico x Sport

Atlético-GO x Bahia

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247