CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Escombros da explosão devem ser retirados nesta terça

Cerca de 30 soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, especialistas em busca e resgate, continuaram durante toda a manhã desta terça-feira (20) os trabalhos de varredura na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, na zona norte da cidade; a explosão destruiu praticamente todo um quarteirão, atingindo dezenas de casas e alguns estabelecimentos comerciais; são cerca de 150 agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, da CET-Rio, Comlurb, Rio Luz, e das secretarias municipais de Conservação e de Serviços Públicos (Seconserva), entre outros

Cerca de 30 soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, especialistas em busca e resgate, continuaram durante toda a manhã desta terça-feira (20) os trabalhos de varredura na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, na zona norte da cidade; a explosão destruiu praticamente todo um quarteirão, atingindo dezenas de casas e alguns estabelecimentos comerciais; são cerca de 150 agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, da CET-Rio, Comlurb, Rio Luz, e das secretarias municipais de Conservação e de Serviços Públicos (Seconserva), entre outros (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

Cerca de 30 soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, especialistas em busca e resgate, continuaram durante toda a manhã desta terça-feira (20) os trabalhos de varredura na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, na zona norte da cidade, onde ocorreu a explosão na madrugada de ontem que destruiu praticamente todo um quarteirão, atingindo dezenas de casas e alguns estabelecimentos comerciais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também trabalham no local, desde a madrugada de ontem, equipes da prefeitura da Rio, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Coordenação de Governo. São cerca de 150 agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, da CET-Rio, Comlurb, Rio Luz, e das secretarias municipais de Conservação e de Serviços Públicos (Seconserva), entre outros.

Foram atingidos pela explosão uma pizzaria, uma farmácia, um restaurante e mais dez imóveis que apresentam riscos estruturais. Mais 13 foram interditados, com possibilidade de queda de material. Os moradores que tiveram imóveis atingidos e não podem entrar em casa foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Defesa Civil, os trabalhos contam com a ajuda de cães farejadores treinados para resgate em escombros. Segundo o coronel Roberto Sobral, comandante da operação, "a expectativa dos bombeiros é de que todo o material seja removido hoje".

Para o coronel, a possibilidade de ser encontrado algum corpo é muito remota, considerando que não houve reclamações de ausência de qualquer morador ou trabalhador da localidade. "Estamos otimistas. Ainda assim, os protocolos de busca são seguidos por nossa equipe. O trabalho deve ser minucioso até o fim da retirada do material", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A explosão afetou três estabelecimentos comerciais e quitinetes anexas a eles. Seis vítimas foram atendidas pelos militares e encaminhadas para o Hospital Souza Aguiar. Uma vítima foi atendida ontem e liberada no local.

No começo da madrugada desta terça-feira, a prefeitura, por meio da CET-Rio, liberou duas das principais vias de trânsito de veículos que foram fechadas desde ontem nas imediações do local da explosão. Apenas a Rua São Luiz Gonzaga permanecia interditada no início da manhã. A Avenida do Exército, entre a Rua João Ricardo e o Campo de São Cristóvão, já está liberada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo menos 600 toneladas de entulhos já foram retirados da área e todo o material recolhido será levado para a estação de transferência, no Caju, de onde seguirá para o aterro de Seropédica.

Os bombeiros acreditam que a causa mais provável da explosão tenha sido vazamento de gás, provavelmente do restaurante a quilo ou da pizzaria, que ficaram totalmente destruídos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A perícia voltou ao local da tragédia nesta terça-feira para continuar apurando as causas, mas a expectativa é de que um lauda definitivo só venha a ser divulgado em um prazo de 30 dias.

Segundo dados divulgados pelas autoridades envolvidas nos trabalhos de rescaldo, oito pessoas ficaram feridas, mas todas estão fora de perigo e já foram liberadas. Ontem, a Polícia Civil ouviu 13 pessoas, entre elas os dois proprietários da pizzaria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Moradores das imediações fazem campanha de recolhimento de donativos para as vítimas da tragédia. Estão sendo solicitados alimentos não perecíveis, remédios, roupas, artigos de cama e banho e produtos de higiene, que podem ser entregues nas igrejas de Santa Edwiges e de São Januário, que ficam próximas do local da explosão.

O Colégio Pedro II, que chegou a ficar interditado, voltou a funcionar hoje. Com três pavilhões, todos em funcionamento, a unidade educacional conta com 3,9 mil alunos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO