Governo do Rio inaugura nova fase de obra do Metrô

O governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, inaugurou a fase final da obra da Linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste; com 72 metros de altura, os dois pilares da ponte estaiada, pela qual os trens do metrô atravessarão o canal da Lagoa da Tijuca até a Estação Jardim Oceânico, tiveram sua fase de conclusão iniciadas, bem como a instalação dos trilhos restantes

Solenidade de apresentação do 1º trem Linha 4 do metrô. Participam o governador, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Transporte, Carlos Roberto Osorio; e o presidente do Metrô, Flávio Almada (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Solenidade de apresentação do 1º trem Linha 4 do metrô. Participam o governador, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Transporte, Carlos Roberto Osorio; e o presidente do Metrô, Flávio Almada (Tânia Rêgo/Agência Brasil) (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Da Agência Brasil

O governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, inaugurou nesta terça-feira (20) a fase final da obra da Linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste. Com 72 metros de altura, os dois pilares da ponte estaiada, pela qual os trens do metrô atravessarão o canal da Lagoa da Tijuca até a Estação Jardim Oceânico, tiveram sua fase de conclusão iniciadas, bem como a instalação dos trilhos restantes.

Com a conclusão das obras civis, inicia-se a etapa de acabamentos, instalação de cabos elétricos, posicionamento de trilhos e concretagem da via permanente por onde os trens passarão. As rampas de acesso, que já foram finalizadas e conectadas à Estação Jardim Oceânico, começam a ganhar trilhos em novembro. A ponte, assim como seus pilares, estão recebendo tratamento especial contra pichação.

Pezão comemorou o fato das obras estarem dentro do prazo e a possibilidade de empregar vários trabalhadores em um momento de crise.

“Muito bom ver que tudo está sendo feito dentro do cronograma. A alegria maior é ver tantas pessoas trabalhando num momento tão delicado como esse que passamos. Mesmo com a crise, não vamos parar. Vamos preservar os empregos que temos aqui, possibilitando alimentação a mais famílias, além, é claro, de investir na mobilidade pública da cidade”, acrescentou o governador.

O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório ,deu mais detalhes da obra. Segundo ele, o governador acionou um dispositivo inciando o restante das obras dos pilares da ponte.

"Esperamos que, na primeira quinzena de dezembro, ela já esteja pronta, de modo que a Linha 4 possa operar no primeiro semestre do ano que vem. Só posso prestar os mais sinceros agradecimentos aos funcionários dessa obra e também parabenizá-los pelo ótimo trabalho que realizam”.

A Linha 4 do Metrô Rio transportará mais de 300 mil pessoas por dia, com previsão de retirar das ruas cerca de 2 mil veículos no horário de pico. Serão seis estações e 16 quilômetros de extensão. O projeto representa metade da malha metroviária existente no estado. Quando ela entrar em operação, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em 34 minutos.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email