CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Saúde

OMS consulta população para dar novo nome para a varíola dos macacos: TRUMP-22 é uma das sugestões

A pressão está crescendo por um novo nome para a doença, em parte porque os críticos dizem que o atual é enganoso, já que os macacos não são o hospedeiro original do vírus

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

GENEBRA/LONDRES (Reuters) - Poxy McPoxface, TRUMP-22 ou Mpox: essas são algumas das ideias enviadas pelo público à Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca um novo nome para a varíola dos macacos, também chamada de monkeypox.

Muitas vezes, os nomes das doenças são escolhidos a portas fechadas por um comitê técnico, mas a OMS decidiu desta vez abrir o processo ao público. Após um início lento, dezenas de envios já foram feitos por uma série de colaboradores, incluindo acadêmicos, médicos e um ativista da comunidade gay.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As sugestões vão do técnico (OPOXID-22, apresentado pelo médico de emergências, Jeremy Faust, da Faculdade de Medicina de Harvard) ao ridículo (Poxy McPoxface, apresentado por Andrew Yi em alusão a Boaty McBoatface -- que quase foi o nome de um navio de pesquisa polar britânico depois de uma votação popular).

A pressão está crescendo por um novo nome para a doença, em parte porque os críticos dizem que o atual é enganoso, já que os macacos não são o hospedeiro original do vírus. Um grupo de cientistas de renome divulgou um documento em junho se posicionando a favor de um nome que fosse "neutro, não discriminatório e não estigmatizante" em meio a temores de que o nome pudesse ser usado de maneira racista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até este ano, a varíola dos macacos se espalhava principalmente em um grupo de países da África Ocidental e Central.

"É muito importante que encontremos um novo nome para a varíola dos macacos, porque esta é a melhor prática para não criar nenhuma ofensa a um grupo étnico, uma região, um país, um animal, etc", disse a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, nesta terça-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos nomes enviados mais populares até agora é o Mpox, apresentado por Samuel Miriello, diretor da organização de saúde masculina Rézo, que já está usando o nome em suas campanhas de divulgação em Montreal, no Canadá.

Outra proposta, TRUMP-22, parecia referir-se ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que usou o controverso termo "vírus chinês" para o novo coronavírus, embora seu autor tenha dito que significava "Erupção Tóxica de Procedência Misteriosa Não Reconhecida (na sigla em inglês) de 2022".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Submissões zombando da comunidade gay já haviam sido postadas, mas depois foram removidas do site da OMS.

A OMS tem um mandato para atribuir novos nomes às doenças existentes sob a Classificação Internacional de Doenças. A instituição já renomeou variantes do vírus da varíola dos macacos, ou clados, mudando-os de regiões africanas para algarismos romanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A OMS disse que decidirá entre as propostas "de acordo com sua validade científica, aceitabilidade, pronunciabilidade (e) se podem ser usadas em diferentes idiomas".

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958 e nomeada após o animal ser o primeiro a apresentar sintomas. A OMS declarou o surto atual uma emergência de saúde pública no mês passado, tendo relatado mais de 32 mil casos em mais de 80 países.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO