Opinião

Ao defender o golpe, Sérgio Amaral zomba de congressistas americanos

“O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Silva do Amaral, foi ao esgoto da política brasileira para defender o governo golpista de Michel Temer e do PSDB, e a prisão política do ex-presidente Lula”, avalia o jornalista Aquiles Lins, editor do 247; “Ao dizer que a ‘Constituição vem sendo inteiramente respeitada em todos os…

Ao defender o golpe, Sérgio Amaral zomba de congressistas americanos
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Silva do Amaral, foi ao esgoto da política brasileira nesta segunda-feira, 30, para defender o governo golpista de Michel Temer e do PSDB, e a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em resposta ao manifesto assinado por 29 congressistas norte-americanos, entre eles o senador democrata Bernie Sanders, que denuncia a violação de garantias fundamentais de Lula e defende o seu direito de participar das eleições presidenciais, Sérgio Amaral disse que os americanos tentam “manchar por antecipação as eleições presidenciais de 2018 no Brasil”, segundo a Folha de S. Paulo.

Uma declaração no mínimo cínica, não digna de um embaixador. Porque está óbvio até para o mais leigo cidadão que o processo eleitoral brasileiro já está conspurcado pela prisão de Lula, numa ação penal em que não foi demonstrada sua culpa. Deslegitimadas estarão não só as eleições, mas a própria democracia brasileira, caso o líder absoluto da preferência dos eleitores seja impedido de participar do pleito. 

Sérgio Amaral, que foi ministro da Indústria do governo Fernando Henrique Cardoso entre 2001 e 2002, afirmou também aos mandatários americanos que as sentenças do juiz Sérgio Moro e dos desembargadores do TRF-4 contra Lula “obedeceram totalmente ao devido processo legal e foram confirmadas por cortes superiores”. Certamente foi uma clara obediência ao devido processo legal o fato de Leandro Paulsen ter lido as 250 mil páginas do processo de Lula em seis dias.

Ao dizer que a “Constituição vem sendo inteiramente respeitada em todos os níveis do governo”, o embaixador Sérgio Amaral zomba da inteligência de deputados e senadores não só dos Estados Unidos, mas do mundo inteiro, que assistem ao teatro do absurdo encenado no Brasil desde 2016 pelas elites políticas, com protagonismo de um Judiciário hipertrofiado e ativista e de uma mídia sem pluralismo e anti-nacional. 

Sérgio Amaral já reservou seu lugar na escória do golpe. 

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Participe da discussão

Ao vivo

Inscreva-se

Cobertura contínua dos principais assuntos do dia.

Hoje na TV 247 1 de Julho
Acompanhe as
últimas notícias