Quais são as duas cidades brasileiras que serão engolidas pelo mar, segundo a ONU

Um relatório das Nações Unidas (ONU) destaca os efeitos das mudanças climáticas

Vista do mar a partir da Praia do Itaguá, Ubatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – Um relatório das Nações Unidas (ONU) destaca o Rio de Janeiro e Atafona, distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense, em um alerta global sobre a rápida elevação do Oceano Pacífico, com potencial de causar impactos catastróficos. Enquanto o Rio de Janeiro é amplamente conhecido, Atafona já enfrenta na prática os efeitos das mudanças climáticas. 

A prefeitura local relata um processo de transgressão do mar, em que as águas invadem progressivamente o continente, destruindo casas, ruas e áreas inteiras da comunidade. Esse fenômeno, iniciado nos anos 60, resulta de uma combinação de fatores naturais e ações humanas que aceleram o avanço do mar.

De acordo com O Globo, o relatório divulgado nesta terça mostra que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. Em Atafona, o aumento foi de 13 centímetros no mesmo período mas, a má notícia fica para o futuro: o aumento esperado até 2050 é de até 21 centímetros, sendo 16 centímetros em média.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão