247 – Começou na manhã deste domingo (6) a 17ª Cúpula do BRICS, o principal encontro de chefes de Estado da “Maioria Global”, com o Brasil à frente da presidência rotativa do bloco. Em 2026, a cúpula será sediada na Índia.
Em declaração conjunta, os líderes do BRICS elogiaram a condução brasileira e já projetaram os próximos passos: “Damos as boas-vindas à presidência do Brasil no BRICS em 2025 e expressamos nossa gratidão ao governo e ao povo brasileiro por sediar a 17ª Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro. Estendemos nosso total apoio à Índia por sua presidência do BRICS em 2026 e por sediar a 18ª Cúpula do BRICS na Índia.”
O Brasil assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro. A Rússia ocupou o posto em 2024, quando sediou a Cúpula de Kazan.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Apoie o jornalismo independente do 247:






Participe da discussão