Deputados da Guatemala denunciam que opositores de Bernardo Arévalo tentam atrasar a posse do presidente eleito (vídeo)

Informações iniciais dão conta de que um grupo de golpistas quer impedir o sociólogo de ser empossado. Ele é considerado um dos presidentes mais progressistas em décadas no país

Bernardo Arévalo, presidente eleito da Guatemala REUTERS/Cristina Chiquin
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

247 – Deputados da Guatemala denunciam neste domingo (14) que parlamentares tentam atrasar a posse do novo Congresso e do presidente eleito Bernardo Arévalo, 65 anos, que foi responsável por quebrar uma sequência de quatro governos de centro-direita no país da América Central.

O sociólogo Arévalo foi eleito em agosto de 2023 e é considerado um dos presidentes mais progressistas em décadas no país. De acordo com informações preliminares, o presidente e parlamentares eleitos tiveram o seu juramento recusado por um grupo de golpistas conhecido como “Pacto de Corruptos”.

Durante o processo eleitoral, a Justiça Eleitoral da Guatemala suspendeu a participação do partido do presidente. A Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciou uma tentativa de golpe do Judiciário contra Bernardo Arévalo.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Ao vivo

Inscreva-se

Cobertura contínua dos principais assuntos do dia.

Hoje na TV 247 1 de Julho
Acompanhe as
últimas notícias