CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ariovaldo Ramos avatar

Ariovaldo Ramos

Coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Presbítero da Comunidade Cristã Reformada em São Paulo, SP

133 artigos

blog

A cor da pele

Nós temos de parar de disputar, entre nós, quem é negro de verdade, porque o racismo grassa à direita e à esquerda, e as armas de fogo não estão apontadas para nossas religiões, mas, para a cor da nossa pele

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O governador do Estado do Rio de Janeiro disse que se alguém for encontrado portando um fuzil será abatido. Isto é execução, é rito sumário! É crime!

Um jovem, porém, saiu com um caderno e foi morto, outro saiu com furadeira e foi morto; outro, ainda, saiu com um guarda-chuva e, também, foi morto; outro saiu com a família e foi alvejado por saraivadas de tiros de fuzil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eles não saíram com fuzis, mas, levaram consigo o que não havia como deixar em casa, saíram com a cor negra de sua pele.

Quem, porém, de fato, se abala com esse genocídio? Além dos parentes e mais uns gatos pingados... ninguém.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu sou negro, evangelico e sou um militante pelo Estado de Direito e pelos direitos humanos, o que, nesse país, me coloca, politicamente, na esquerda.

Sabe, racismo não é problema da direita ou da esquerda, é problema dos brancos!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O racismo, no Brasil é estrutural e estruturante, como me disse um Psicanalista amigo meu.

E, mais, os brancos só dão espaço aos negros que se portam como Pai Tomás... se a gente não se porta e não diz o que eles esperam, rapidinho eles começam a se mexer para nos fazer ver o nosso lugar.... à direita e à esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E eles estão sempre tentando dizer qual é o nosso lugar: os brancos, de direita, representados pelo governador, dizem que para não corrermos risco devemos sair portando uma Bíblia, os brancos, de esquerda, dizem que se a gente não sair portando guias, então, a gente não é preto de verdade. 

Sabe, a fé cristã é de matriz Afro-asiática, Jesus de Nazaré, o Cristo era negro, seus apóstolos, também. Os profetas do AT, também. Os chamados Pais da Igreja, também, eram, em sua maioria, negros. Depois que a Igreja veio para o Ocidente, foi, gradativamente, perdendo a sua cor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, nós, negros, estamos na origem das religiões de matriz africana, que aqui nasceram da resistência à escravização, e da fé cristã que é afro-asiática. 

Nós temos de parar de disputar, entre nós, quem é negro de verdade, porque o racismo grassa à direita e à esquerda, e as armas de fogo não estão apontadas para nossas religiões, mas, para a cor da nossa pele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nós, negros e negras, maioria dos brasileiros, temos de assumir que estamos nessa luta por nós e só nós estamos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO