CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Nêggo Tom avatar

Ricardo Nêggo Tom

Cantor, compositor, produtor e apresentador do programa Um Tom de resistência na TV 247

192 artigos

blog

A literatura musicada e imortal de Gilberto Gil

"Gil imortaliza a sua obra como uma magnífica literatura musicada. Um cálice transbordante de versos divinos e maravilhosos. Gil e o seu cérebro eletrônico construíram um acervo musical essencial à raça humana, que vive dividida entre a luz e escuridão, esperando a paz invadir o seu coração"

Gilberto Gil (Foto: Gerard Giaume/Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alô, moça da favela! Não chores mais, pois o palco está pronto para receber o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele vem chegando a bordo do seu expresso 2222, que parte direto de Salvador para além da eternidade cultural desse país. Gilberto Passos Gil Moreira é uma prova de que o tempo é rei e senhor de tudo. Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical, Gil imortaliza a sua obra como uma magnífica literatura musicada. Um cálice transbordante de versos divinos e maravilhosos. Gil e o seu cérebro eletrônico construíram um acervo musical essencial à raça humana, que vive dividida entre a luz e escuridão, esperando a paz invadir o seu coração.

São mais de 60 álbuns lançados e aproximadamente 4 milhões de cópias vendidas. Uma extensa discografia que se confunde com a própria música popular brasileira, sob uma versatilidade pulsante que, quando não esteve à frente do seu tempo, soube reinventar o seu baião rumo à atemporalidade. Gilberto Gil sempre esteve aqui e agora fazendo da MPB o melhor lugar do mundo para se viver. Atrás do seu trio só não foi quem já morreu ou quem nunca quis experimentar a novidade que ele sempre tem a oferecer no seu vasto repertório. Entre os ateus, ele é o mais religioso. Enquanto toca o seu alujá para o Rei Xangô, asperge água benta na lavagem do Bonfim e emana todo o axé de sua musicalidade sobre a nossa cultura. Gil é um êxtase musical .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do exílio em Londres cantou a saudade do mar da Bahia, e, de lá, nos fazia relembrar do quanto a arte brasileira precisava do seu ativismo tropicalista para não cair naquela fossa promovida pela ditadura militar. Futurível, Gil nos ensinou com quantos gigabytes se faz uma jangada que abrigue a vanguarda da tecnologia musical na MPB, quando ainda mal sabíamos navegar nas novas ondas da internet. Na sua geleia geral de letras, ritmos, sons e melodias, a sua figura de retórica musical classicamente popular, nos oferecia a arte do bem dizer através de uma eloquência poética ímpar e singular.

Quis a graça divina que Gilberto Gil fosse brasileiro, para que pudéssemos enfrentar a guerra santa nossa de cada dia andando com fé. Porque a fé, assim como ele, não costuma falhar. Gil é uma joia rara e chega na academia para dar aquele realce e levar um pouco de punk da periferia para a nossa aristocracia literária. É refazenda! É refavela! É refestança! É o reflorestamento da nossa cultura tão desmatada e maltratada pela pessoa nefasta que atualmente governa o país. A posse de Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras, deveria ser realizada em forma de procissão, prece e muito baticum, em agradecimento a nossa senhora da boa música pela sua existência cultural.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se toda menina baiana tem um santo que Deus dá, Gil tem um jeito de fazer música que Deus só deu para ele. Deu-lhe também a responsabilidade de ser apenas o segundo negro a figurar atualmente entre os imortais do seleto grupo. Representatividade da cultura negra num ambiente tradicionalista e com requintes de colonialidade. E que o segurança da academia não ouse pedir o crachá ao preto que dona Canô mais gostava. A arte de Gil tem acesso livre e obrigatório a todos os cantos desse país. Ela, que só queria um xodó para acabar com o seu sofrer, ganhou um amor imortal para viver o tempo todo para ela. Parabéns à literatura brasileira!

Ao mestre Gilberto Gil, aquele abraço!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO