CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Haroldo Lima avatar

Haroldo Lima

Ex-diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

25 artigos

blog

A perfídia não nos atinge

A atuação destacada de Jandira Feghali a tem projeto como grande liderança e incomodado a direita brasileira

A atuação destacada de Jandira Feghali a tem projeto como grande liderança e incomodado a direita brasileira (Foto: Haroldo Lima)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A atuação destacada de Jandira Feghali a tem projeto como grande liderança e incomodado a direita brasileira

Naturalmente que a notícia visa desprestigiar uma parlamentar que o próprio a colunista chama “um dos ícones da esquerda na Câmara”. Para a direita brasileira é um problema ver Jandira se projetar, como está, no cenário político nacional. Daí esse esforço por atingi-la. Mas o esforço foi em vão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por conta da legislação eleitoral em vigor no pais, não existe financiamento público das campanhas eleitorais. O que é legal, oficial, é o financiamento privado. Até a última eleição, havia o financiamento empresarial, devidamente legalizado.

Nós da esquerda nos batemos pelo fim desse financiamento empresarial, especialmente depois das denúncias que ocorreram por ocasião do episódio que ficou conhecido como “Mensalão”. A direita, mesmo assim resistiu. Só bem recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) regulamentou esse tema, proibindo recursos empresariais nas campanhas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Significa que, até hoje, nunca houve no Brasil uma campanha eleitoral sem dinheiro das empresas. Por isso que os ricos, que são os donos das empresas e tem acesso mais fácil aos recursos financeiro, elegem mais representantes que os pobres, os negros, as mulheres.

Essas contribuições, para ficarem legais, devem ser contabilizadas e apresentadas à Justiça eleitoral. O que o Globo agora publica sobre Jandira é simplesmente que ela procedeu de acordo com a lei. Fala que Jandira “conseguiu uma ajudazinha da Queiroz Galvão” o que, se foi verdade, foi absolutamente natural e legal. Com toda certeza, “ajudazinha” foi para Jandira, por ser de esquerda e comunista. As empresas davam eram ajudas grandes para seus candidatos, de direita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No contexto atual, a direita se vê desmoralizada, envolvida em inúmeras denúncias, além de denunciada como golpista. Por isso, quer lançar suspeitas em nosso meio, nos colocar como iguais a ela, como se todos os políticos fossem farinha do mesmo saco. Não somos.
Lutamos denodadamente para afastar da direção de nosso pais os golpistas, os corruptos, os fascistas e os entreguistas. E Jandira, há décadas, está na linha de frente dessa batalha.

Haroldo Lima é engenheiro, foi deputado federal pela Bahia e Presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. É membro do Comitê Central do PCdoB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO