CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
André Lobão avatar

André Lobão

Jornalista do Sindipetro-RJ

30 artigos

blog

A pilantragem impera nos desfiles das escolas de samba S/A

Império Serrano será sempre um mero coadjuvante de um enredo de cartas marcadas.

Império Serrano no Carnaval 2023 (Foto: Alexandre Macieira/Riotur/Fotos Públicas)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há tempos perdi o gosto de frequentar e curtir quadras e desfiles das escolas de samba.

O que fizeram neste Carnaval 2023 com o Império Serrano foi uma das maiores barbaridades contra uma escola de samba tradicional do Rio de Janeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas por que o Império Serrano tem sofrido nos últimos anos com essa perseguição e sofrendo sucessivos rebaixamentos?

Uma das respostas pode ser dada pelo seu último título alcançado em 1982, quando o enredo questionava a transformação das escolas de samba em "super escolas de samba", conforme explica trecho da sinopse do enredo assinado por Rosa Magalhães e Lícia Lacerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O super desfile com a super-campeã que naturalmente possui um super-carro repleto de super-mulheres. Nem sempre há um super-samba, mas há o super-gasto. Embora Joãozinho Trinta tenha já se destacado na época do Salgueiro, na Candelária, trabalhando com a dupla Arlindo e Pamplona, foi na Beija-Flor de Nilópolis que deu seu verdadeiro grito de independência, ditando regras e afirmando categoricamente que carnaval é luxo e riqueza." - Como destaca parte do enredo que contou também como surgiram os desfiles na Praça Onze (fase autêntica) e na fase da Candelária--Avenida Presidente Vargas (fantasias interativas, alegorias de mãos e passos coreografados.

A segunda resposta que coloco em questão é que o Carnaval do Rio de Janeiro é, em realidade, a celebração da cultura carioca que foi sequestrada pelo séquito mafioso da sociedade carioca, unida com a burguesia carioca, hoje falida, representada pela família Marinho através do grupo Globo, que há tempos glamouriza essa promíscua relação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem puder assistir a série documental "Dr. Castor" vai entender o que estou escrevendo aqui.

É emblemática uma cena que registra o encontro dos grandes bicheiros com o saudoso Darcy Ribeiro, no Palácio Guanabara, que nos anos 1980, era o responsável da parte do estado do RJ na organização dos desfiles. Ali os mafiosos mostraram que mandavam na festa popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, essa máfia vive uma nova geração, usa outro nome que patrocina o mundo das apostas do futebol brasileiro, os BETs.

O jogo do bicho continua com a complacência do estado e da prefeitura, já é rotineiro ver governadores e prefeitos abraçados aos chefes da jogatina em dia de desfiles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo visto, o Império Serrano vive o que podemos chamar de uma resistência cultural. Uma resistência que cresce a cada rebaixamento.

Podemos fazer uma relação em que o Império, sendo tão tradicional, da mesma forma como aquele anotador do jogo do bicho que se escondia em botecos e sob marquises, usando como ferramenta de trabalho a velha caneta, com uma linda caligrafia para fazer, nos papéis carbonados, os jogos dos apostadores. Mas esses anotadores não existem mais e são parte de um passado que não volta mais. Eles usam hoje tablets e celulares com aplicativos que facilitam o negócio, sem gerar provas de papel para a contravenção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, como diz um amigo meu trotskista, o estado do Rio de Janeiro é em realidade um narcoestado, na qual a burguesia falida suga e faz negócios com esse mesmo estado, ao mesmo tempo que abraça a ilegalidade dos negócios, tendo políticos como mero gerentes do furdunço.

Daí, se pode constatar que o Império Serrano será sempre um mero coadjuvante de um enredo de cartas marcadas.

PS. Parabéns para a Imperatriz Leopoldinense, campeã de 2023, mas é duro ouvir o intérprete do samba e antigo mestre sala agradecendo ao falecido BET.

Imagem Império Serrano no desfile de 1982

site CN1

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO