CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Castelo avatar

Carlos Castelo

Jornalista, sócio-fundador do grupo Língua de Trapo, um estilo sem escritor

113 artigos

blog

Adeus, nhô pai

Lembrei-me de um fato ocorrido há 21 anos, quando dividi a mesa de lançamento do meu livro, no Rio, com Rolando Boldrin

Rolando Boldrin na TV Cultura (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lembrei-me de um fato ocorrido há 21 anos. Eu entrando na 10ª Bienal do Livro do Rio, me esgueirando por entre os visitantes, tentando achar o estande da editora Nova Alexandria. Nele, autografaria meu primeiro livro de crônicas, O Caseiro do Presidente - e outras histórias de uma chácara quase em estado de sítio.

Estreara bem, já com prefácio de Luis Fernando Verissimo, onde o mestre me chamava de “raridade na crônica brasileira”. Fora a cereja do bolo: dividir a mesa de lançamento, no Rio, com Rolando Boldrin.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Sr. Brasil estava colocando nas prateleiras, pela mesma casa editorial, o livro Contando Causos. O Estadão, de 5 de junho de 2001, descrevia assim a obra:

“Para não perder a oralidade das histórias, Rolando Boldrin inspirou-se em uma dupla literária de forte tradição popular: os paulistas Juó Bananère e Cornélio Pires. Do autor de La Divina Increnca, valeu-se do patois falado pela colônia italiana de São Paulo para reproduzir o linguajar do tabaréu, enquanto teve no segundo um modelo e exemplo de autêntico divulgador da cultura popular”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presença do contador de causos mais querido do Brasil no estande fez com que O Caseiro do Presidente vendesse mais do que garrafa de água mineral em congestionamento. Quem levava o livro dele, já pegava o meu.

Pelas 18 horas, o editor nos acomodou num táxi e fomos os dois pegar a ponte aérea no Santos Dumont. Começaria ali a melhor parte da jornada. Se presenciar Rolando Boldrin contando causos na TV já é inefável, imagine ao vivo, e ainda com a possibilidade de interagir.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No bar do aeroporto brindamos aos lançamentos triscando nossas taças de vinho. Durante todo o voo, Boldrin me contou bastidores, opinou sobre artistas, filmes, canções. Falou ainda com orgulho do neto, Marcus, que é comandante da LATAM.

Por meu lado, pude lhe revelar as minhas favoritas em sua voz: Cavalo zaino e Minas Gerais

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Congonhas, nos abraçamos, e ele não me viu mais. Mas continuei o encontrando, sempre, em seu programa. Até que um dia recebi um presente inesperado ao ligar a TV: Boldrin fazia o recitativo de Deusdéti, que compus para o Língua de Trapo.

Adeus e obrigado, nhô pai!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO