CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Ah, se Bolsonaro fosse Jacinda

"O que está acontecendo no Brasil não é normal. As 368.479 mortes aqui e as 26 na terra de Jacinda representam a diferença entre a conduta de uma autoridade que apostou na imunidade de rebanho por contágio, estimulando a contaminação e outra que optou por estimular o lockdown e o isolamento social", esrcreve Alex Solnik

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ele espalhou desinformação; ela a combateu. Ele dividiu a população; ela uniu. Ele falou com desprezo sobre milhares de vidas; ela lamentou cada uma das 26 mortes”.

Ele é Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. Ela é Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No país dele, já foram infectados 13.832.455 habitantes e 368.479 morreram de covid-19.

No país dela, foram registrados, desde o início da pandemia até hoje 2.235 casos e 26 mortes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, 26. Não 26 mil. Apenas 26.

Essa é a informação mais chocante da matéria “Uma vida sem covid”, hoje, na Folha, assinada por Luísa Pécora, jornalista brasileira que mora na Nova Zelândia e sente, em relação aos brasileiros, “culpa de sobrevivente”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas – dirão os mais atilados – calma lá: você está comparando um país de 210 milhões de habitantes com outro de apenas 5 milhões.

Tudo bem. O Brasil tem 40 vezes a população da Nova Zelândia. Vamos, então, multiplicar 26 mortos por 40 para saber quantos mortos haveria no Brasil se a presidente fosse Jacinda Ardern: dá 1040.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vamos também considerar que a área do Brasil é muito maior e a população muito mais pobre. Ainda assim é inaceitável que o número de mortes seja 300 vezes maior.

Vamos fazer outra conta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Rio de Janeiro tem 6,7 milhões de habitantes, um pouco mais que a Nova Zelândia. Já registrou 563.926 casos e 17.535 mortes.

Em Brasília, dos 3 milhões de habitantes, 343.111 já pegaram covid e 5.912 morreram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que está acontecendo no Brasil não é normal. As 368.479 mortes aqui e as 26 na terra de Jacinda representam a diferença entre a conduta de uma autoridade que apostou na imunidade de rebanho por contágio, estimulando a contaminação e outra que optou por estimular o lockdown e o isolamento social.

Os amigos neozelandeses de Luísa querem saber duas coisas quando falam com ela: se sua família está em segurança no Brasil e “como Bolsonaro conseguiu se eleger”.

Ela defende “vacinação em massa e impeachment” e transmite um conselho de Jacinda Ardern:

“Sejam fortes e sejam generosos”.

Exigir que presidente do Brasil seja brasileiro nato não é garantia de que a população será protegida de forma adequada pelo estado.

Duvido que, se fosse presidente do Brasil, Jacinda Ardern seria menos cuidadosa com os brasileiros que com os neozelandeses.

E provocaria tantos danos quanto um brasileiro nato está provocando.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO