CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Roberto De Martin avatar

Roberto De Martin

Jornalista e ator

4 artigos

blog

AI-5 nos olhos dos outros é refresco!

De forma totalmente antidemocrática, Paulo Guedes, mas também Abraham Weintraub e outros bolsonaristas, abusam da liberdade de expressão própria à democracia para invocar os porões da ditadura

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não me lembro de na época do Fernando Henrique Cardoso, ou de qualquer outro presidente pós-88, algum ministro invocar o AI-5 como resposta a um suposto ataque à democracia.

O que vivemos é novo, pela existência da internet, e velho, pelo apelo ao combate ao “inimigo” “comunista”, nos moldes de 1964.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De forma totalmente antidemocrática, Paulo Guedes, mas também Abraham Weintraub e outros bolsonaristas, abusam da liberdade de expressão própria à democracia para invocar os porões da ditadura e espalhar notícias falsas, recheadas de vontade fascista, de erradicação de um mal que não existe, a não ser em suas mentes de “irracionalidade aplicada”.

Tentam, assim, inverter a lógica do sofrimento social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em dez meses de governo, aprovaram uma reforma da Previdência que é inconstitucional, atacaram as leis trabalhistas, os conselhos populares, desmataram mais do que nunca, enviaram ao Congresso um pacote de leis que estimula a matança dos mais vulneráveis, e quem prega a violência é o Lula?

A culpa é do povo, que se revolta com tantos desmandos?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O excesso de imagens e vídeos compartilhados nas redes, sem qualquer filtro por parte dos Mark Zuckerbergs correspondentes, produz na cabeça dos receptores uma certeza equivocada, apoiada em preconceitos e pós-verdades, pré e pós-chanceladas por facebook, Twitter e afins.

Ao contrário do que deveriam fazer, não criam mecanismos de defesa da ordem democrática contra fake news e discursos de ódio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como disse outro dia o ator e comediante britânico Sacha Baron Cohen, se Hitler vivesse nesse nosso mundo atual, teria a oportunidade de publicar no Facebook, e impulsionar, vídeos de 30 segundos de propaganda nazista.

“Se você pagar, o Facebook transmitirá toda a publicidade ‘política’ que você quiser, mesmo que contenham mentiras”, disse em evento da organização de luta contra o antissemitismo ADL (Liga Anti-Difamação), realizado em Nova York.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A democracia agoniza.

Parafraseando Theodor W. Adorno, no fascismo não há argumentos racionais, apenas ideias baseadas em mera similaridade, logicamente desconexas, numa espécie de irracionalidade aplicada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, em nossa sociedade, capitalista e permissiva em relação aos “valores” fascistas, a neurose – e até mesmo a loucura moderada – são transformadas em mercadoria, “que o doente pode facilmente vender, bastando que ele descubra que muitos outros têm uma afinidade”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO