CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1185 artigos

blog

Ana Fonseca, a quem devemos o Bolsa Família

"Se hoje milhões de brasileiros podem desfrutar de um dos mais bem sucedidos programas de bem-estar social de nossa época, imitado e copiado em dezenas de países, os louros políticos devem ser atribuídos a Lula", escreve o colunista do 247 Paulo Moreira Leite; "O principal mérito intelectual deste trabalho a muitas mãos que ajudou a tirar o país do mapa da fome da ONU é de Ana Fonseca, cearense de Fortaleza, falecida neste domingo"; para PML, através dela, o "Brasil passou a ter uma visão menos preconceituosa contra os pobres e contra a pobreza"

Ana Fonseca, a quem devemos o Bolsa Família
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 

    A morte de Ana Fonseca privou o país de uma de suas intelectuais mais importantes e decisivas. Ela foi o principal cérebro por trás do Bolsa-Família, programa social cujos méritos gigantescos não é preciso louvar aqui. Se hoje milhões de brasileiros podem desfrutar de um dos mais bem sucedidos programas de bem-estar social de nossa época, imitado e copiado em dezenas de países, os louros políticos devem ser atribuídos a Lula. A atuação combativa e corajosa de ministros, como Patrus Ananias e Tereza Campelo, também deve ser reconhecida. O principal mérito intelectual de um trabalho que ajudou a tirar o país do mapa da fome da ONU é de Ana Fonseca, cearense de Fortaleza, com uma vida acadêmica forjada na Unicamp, falecida neste domingo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Nos primeiros meses do governo Lula, Ana Fonseca enfrentou e venceu uma disputa interna em torno de duas visões distintas para se construir a melhor proposta  para dar conta do grande compromisso de campanha, que era reduzir a miséria e a pobreza do país.

  Uma dessas propostas consistia na unificação dos programas  de distribuição de renda já existentes, em várias prefeituras do país, inclusive o Renda Mínima da prefeitura de Marta Súblicy, em São Paulo. A ideia aqui era era criar um programa social do Estado, com o engajamento de prefeituras para a distribuição de seus benefícios, com regularidade e pontualidade, através de um pagamento mensal garantido em quantias pre-estabelecidas, a partir de critérios cientificamente rigorosos e socialmente justos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

    A outra ideia excluía a administração pública. Baseava-se nos movimentos sociais e pretendia, a partir de assembléias populares em cada cidade, construir um sistema paralelo pelo qual a própria população carente seria responsável pela coleta e partilha de recursos. A noção, aqui, é que envolver a administração pública no processo iria trazer o empreguismo, a corrupção, a troca de favores e todos os demais desvios apontados no cotidiano do Estado brasileiro.

    A primeira alternativa, que teve em Ana Fonseca sua maior expressão, foi afinal vitoriosa, por escolha de Lula, decisão que produziu uma importante cisão do início do governo entre o Planalto e sua ala ligada a fatia a esquerda da Igreja Católica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

    Recebido com uma campanha de denúncias da TV Globo, que assumiu o mote que ligava o programa à troca de favores e a corrupção antes mesmo de explicar do que se tratava, o Bolsa Família trouxe uma mudança profunda e duradoura, que ressaltava o papel prioritário que o só o Estado pode assumir na luta contra a miséria econômica e a exclusão social.

     Enquanto adversários sempre utilizaram  o preconceito mais arraigado para manter a pobreza intacta, que consiste em responsabilizar os mais pobres pela própria pobreza, Ana Fonseca nos ajudou a encarar nossa realidade como ela é, contribuindo para nos fazer um país de cidadãos mais livres e conscientes de nossas origens e dificuldades.    

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO