CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alberto Cantalice avatar

Alberto Cantalice

Diretor da Fundação Perseu Abramo e membro da Direção do PT

57 artigos

blog

Antes vivandeiras de quartéis, hoje vivandeiras de tribunais

Vendo-se sem propostas, com um discurso mofado e cada vez mais apartados dos anseios da imensa maioria da população, essas forças resolveram tentar embaralhar o jogo da política no chamado “tapetão”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O grande ideólogo e pensador alemão Karl Marx dizia que a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda com farsa. Essa frase lapidar cai como uma luva ao mau comportamento das oposições brasileiras e dos seus acólitos encastelados na grande mídia.

Nos idos dos anos 50 e 60, as forças conservadoras viviam a bater às portas dos quartéis, incitando-os para com a força das armas interditassem o debate político e acuassem as forças populares. Na época ganharam a alcunha nada honrosa de vivandeiras de quartéis. Tanto fizeram que, ao aguçar a sede de poder da caserna de então, produziram o golpe civil-militar que por 21 anos infelicitou a nação, promovendo toda a sorte de obscurantismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje o verniz democrático fez com que estas forças do atraso mudassem de estratégia: ao invés de quartéis, os tribunais.

Vendo-se sem propostas, com um discurso mofado e cada vez mais apartados dos anseios da imensa maioria da população, essas forças resolveram tentar embaralhar o jogo da política no chamado “tapetão”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não se passa um dia, em que um de seus representantes – alguns até hilários, pelo despropósito - não bata à porta de algum tribunal para “representar” contra alguma atitude do governo federal ou da Presidente Dilma.

Longe de não compreender a importância do poder judiciário, mesmo quando exacerba do seu papel, “legislando” numa clara usurpação das atribuições do poder legislativo ou quando assombradamente aplica teses infundadas , como a do “domínio do fato” “ajeitada” para a ação penal 470, percebo a sua inegável importância como detentor do poder-dever de dirimir os conflitos na nossa sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ocorre que, atualmente, esse conservadorismo, usando uma roupagem democrática tenta um “golpe branco”, escondendo-se atrás do judiciário, recebendo uma ampla divulgação na mídia familiar e monopolista, cujo objetivo é quebrar a espinha dorsal das forças de esquerda e dos legítimos movimentos populares. Quem se dispor a ler as capas dos principais veículos de comunicação de épocas passadas verão o quanto raivosa e deletéria eram e ainda são suas visões de Brasil.

Guerra psicológica é um termo até brando para realçar o comportamento dos opositores, dos agentes do mercado financeiro, dos rentistas chorosos pelos juros cada vez mais altos e pelos oráculos da mídia que se acham “formadores da opinião pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Voltando às vivandeiras de tribunais. Cabe destacar que, já esta beirando ao ridículo esse mau comportamento dessas forças irem choramingar nos tribunais: até com a cor da roupa da Presidente já implicaram... Falta de assunto? Burrice? Desespero? Na minha modesta opinião é a soma dos três.

Será que ainda é necessário lembrá-los de que numa democracia quem determina a condução do processo político é o povo. Para além: é mero chororô, atitudes descabidas e golpistas, somente aquele que elege, pode derrotar. Ao voto!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO