CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Araruta, Araruta, ê ê ê...

A sabedoria das arquibancadas ensina a endurecer com ternura, por isso precisamos praticá-la ao extremo e sem tréguas, retirar as pedras, ocupar todos os espaços, principalmente nas ruas, com nossos instrumentos de luta

Torcida do Botafogo (Foto: Vitor Silva/BFR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As arquibancadas na década de 1970 eram sábias, cantavam em tom maior e menor, em versos e prosas, acompanhadas por agogôs, surdos, repiniques, tamborins e a fervorosa charanga levantava a galera: Araruta, Araruta, ê ê ê, filho da puta!

Os gritos eram uma forma de desabafar contra o obscurantismo da ditadura militar que torturava, fazia desaparecer e matava opositores ao regime assassino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde a redemocratização, não vivíamos tempos tão sombrios como os de hoje. A pandemia, por si só, já seria o suficiente para marcar negativamente essa época. Contudo, Deus, na sua finita paciência, colocou no caminho do Brasil uma pedra fascista.

Por que, cacete, Deus fez isso?  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de ser um cara gozador que adora brincadeira, Deus pode ter se aborrecido com a lava jato, com aquela dancinha da coreografia “fora Dilma, fora Petê”, com a desfaçatez de Eduardo Cunha e Aécio Neves, com as expressões faciais da Leilane Neubarth e os comentários da Miriam Leitão, com a comparação entre Michel Temer e uma samambaia, com o supremo acovardado.

Se Carlos Drummond de Andrade ficou perturbado com uma pedra, o que será de nós com uma avalanche de pedras fascistas tentando nos bloquear o caminho?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A sabedoria das arquibancadas ensina a endurecer com ternura, por isso precisamos praticá-la ao extremo e sem tréguas, retirar as pedras, ocupar todos os espaços, principalmente nas ruas, com nossos instrumentos de luta. Araruta, Araruta...

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO