CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Francisca Pereira da Rocha Seixas avatar

Francisca Pereira da Rocha Seixas

Secretária de Assuntos Educacionais e Culturais da APEOESP e secretária de Saúde da CNTE

98 artigos

blog

Ataque ao trabalho jornalístico de Glenn Greenwald fere a democracia

Toda solidariedade a Greenwald pelo seu importantíssimo e sério trabalho jornalístico em trazer a verdade à tona sobre acontecimentos da Operação Lava Jato. Todo bom jornalista incomoda atitudes ilícitas de poderosos. Inclusive porque o jornalista foi denunciado sem sequer ter sido investigado ou indiciado pela Polícia Federal

(Foto: Adriano Machado - Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A denúncia feita pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, do Ministério Público Federal do Distrito Federal, mais parece uma ópera bufa de tão inconsistente, além de ferir a Constituição e a liberdade de imprensa, um verdadeiro atentado à democracia.

O procurador se baseou em uma conversa de Greenwald com Luiz Molição, um dos investigados da Operação Spoofing. Com isso, o fundador do Intercept Brasil foi denunciado pelos crimes de associação criminosa e de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Oliveira desrespeita decisão do Supremo Tribunal Federal e ignora investigação feita pela Polícia Federal inocentando Greenwald, que fez seu trabalho jornalístico ao publicar, em 2019, conversas do então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da Operação Lava Jato, comprovando o envolvimento de Moro e procuradores da Lava Jato nas peças de acusação para condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em agosto, o ministro do STF, Gilmar Mendes impediu que o jornalista fosse responsabilizado no âmbito do trabalho jornalístico. “Ao contrário do que o contorcionismo retórico e interpretativo da denúncia tentou fazer parecer, os diálogos travados entre o requerente e sua fonte revelam apenas a ação de um jornalista profissional e cuidadoso, que em nenhum momento orientou, incentivou ou auxiliou sua fonte na obtenção do material de interesse jornalístico que lhe foi repassado", disse Mendes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Juristas de todos os matizes, entidades de classe, partidos políticos e jornais como o The New York Times condenaram com veemência e pedem a rejeição dessa denúncia em nome da democracia, da justiça, da liberdade de imprensa e de expressão. Toda solidariedade a Greenwald pelo seu importantíssimo e sério trabalho jornalístico em trazer a verdade à tona sobre acontecimentos da Operação Lava Jato. Todo bom jornalista incomoda atitudes ilícitas de poderosos. Inclusive porque o jornalista foi denunciado sem sequer ter sido investigado ou indiciado pela Polícia Federal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO