CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Baile de favela: Hipocrisia ufanista da burguesia

Se dependesse dessa sociedade, Rebeca e João nunca sairiam de seus bailes funks nas favelas, estariam misturados aos traficantes nas pistas segurando um fuzil, não teriam a chance de dar show fora do espaço delimitado pela miséria

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os jornais brasileiros têm destacado a belíssima apresentação da ginasta Rebeca Andrade na olimpíada de Tóquio, que conseguiu pontuação para participar de três finais da ginástica feminina. A menina de Guarulhos, de 22 anos, é um orgulho para o esporte olímpico brasileiro. 

Outro destaque dado pela imprensa, foi a música Baile de Favela, do MC João, outro jovem da periferia de São Paulo, que embalou a performance de Rebeca no solo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O contraditório é assistir a burguesia ufanista diante do fato de que baile e favela, na mesma frase, sempre teve outro significado dentro do quadradinho burguês. HIPÓCRITAS! 

Quando a polícia militar invade uma favela para executar jovens sem os talentos de Rebeca e João, ou sem oportunidade de desenvolver algum talento, como aconteceu no Jacarezinho, a sociedade que aplaudiu a ginasta, aplaude a polícia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se dependesse dessa sociedade, Rebeca e João nunca sairiam de seus bailes funks nas favelas, estariam misturados aos traficantes nas pistas segurando um fuzil, não teriam a chance de dar show fora do espaço delimitado pela miséria. 

A conquista de Rebeca ao som da música de João é uma vitória das favelas, das periferias, da juventude discriminada desse país, de seus familiares, amigos, e de todos nós que nos sentimos verdadeiramente representados. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO