CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marco Mondaini avatar

Marco Mondaini

Historiador e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena e apresenta o programa Trilhas da Democracia, exibido aos domingos na TV 247.

106 artigos

blog

Banalização da vida e política como pulsão de morte

Bolsonaro representa o arquétipo da desvalorização da vida. Porém, este sentimento fúnebre e contrário aos ideias humanistas não nasceu com ele e nem deixará de existir com a sua desejadíssima derrota

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O encontro histórico entre a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência da república e a hecatombe sanitária provocada pela pandemia da covid-19 povoará por anos a fio a subjetividade individual e a mentalidade coletiva de brasileiros e brasileiras.

Viveremos os próximos 30 anos procurando compreender os elementos de determinação que resultaram no desafortunado aperto de mãos entre pandemônio e pandemia e, principalmente, prospectando as formas possíveis de redução dos gigantescos danos provenientes desse macabro encontro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num curtíssimo intervalo de dois anos, demos vários passos adiante no processo de esvaziamento do valor da vida humana, que tem raízes profundas no nosso passado escravista e uma reprodução permanente associada ao caráter selvagem do capitalismo que aqui se desenvolveu.

Aprendemos, no decorrer da história, a não nos indignarmos com a abissal desigualdade de classe, raça e gênero, bem como com os elevadíssimos índices de homicídios cometidos principalmente contra jovens negros das periferias de todos os cantos do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde março de 2020, habituamo-nos a acompanhar o incontrolável crescimento do número de mortes pela covid-19, que poderiam ter sido evitadas caso a presidência da república estivesse sendo ocupada por uma outra liderança, de esquerda ou de direita.

Tamanha resignação diante de uma violência político-sanitária que se acoplou à brutal violência de ordem estrutural que nos assola desde a colonização não pode ser reduzida, entretanto, ao mal causado por Jair Bolsonaro e tudo aquilo que ele representa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro representa o arquétipo da desvalorização da vida. Porém, este sentimento fúnebre e contrário aos ideias humanistas não nasceu com ele e nem deixará de existir com a sua desejadíssima derrota. Não gostaria de desempenhar o papel de um inconveniente “estraga prazer” nesse momento em que os ventos começam a soprar noutra direção, mas pensar os terríveis anos que atravessamos como um ponto fora da curva na história brasileira poderá nos distanciar do fato de que banalização da vida e política como pulsão de morte atravessam as nossas entranhas históricas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO