CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Bolsonaro busca saída à la Roberto Jefferson

"Se as coisas piorarem, interlocutores de ministros do STF não descartam uma ação em tempo recorde para gerar um impeachment", informa Helena Chagas

Aliados Jair Bolsonaro e Roberto Jefferson armados (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Jair Bolsonaro está cansado de saber que não vai adiantar nada bater o pezinho e botar os caminhoneiros golpistas para bloquear estradas. Isso não vai anular o resultado das eleições, e nem apagar o fato de que Luiz Inácio Lula da Silva é o novo presidente do Brasil e tomará posse em 1 de janeiro. A cadeira de ditador perpétuo Bolsonaro não vai conseguir, até porque, nacional e internacionalmente, todo mundo que importa já reconheceu e legitimou a vitória de  Lula - até seus aliados bolsonaristas.

O que quer então o capitão ao alimentar esse estado artificial de pré-golpe? Quer mostrar força, dizem alguns. Tentar passar a falsa ideia de que pode parar o país, hoje e durante o futuro governo. Com esse raciocínio tortuoso, pode estar achando que assusta o presidente eleito, o STF e outras forças, a ponto de levá-las a negociar com ele um armistício.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Armístício para quê? Para não ir parar na cadeia - um medo crônico que hoje está maior do que nunca - negociando o arquivamento dos inquéritos de que é alvo, ou promessas de indulto e assemelhadas.

Se é essa a intenção, porém, deu um tiro no pé. Se a chance de um acordão já seria remota mesmo no caso de uma transição de governo relativamente normal, agora torna-se impossível. Até porque quem preside os inquéritos nos quais Bolsonaro e seus filhos são alvo por atentados diversos à democracia é o mesmo ministro Alexandre de Moraes que garantiu o processo eleitoral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É Xandão quem está hoje tomando as decisões que obrigam as polícias militares e os governadores a reagirem contra o caminhoneiros - atitude tomada depois de perceber que forças federais como a PRF davam sinais de cumplicidade com o movimento. Foi ele também que ameaçou de multa e prisão o presidente da corporação caso ele não tomasse providências contra os bloqueios. 

Está descartada, portanto, a possibilidade de Xandão aliviar a situação de BolsoNero - tomo emprestado de meu amigo Rudolfo Lago o apelido - , e é muito provável que, ao contrário, vá complicá-la bastante. No mínimo, é mais um inquérito contra o presidente da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se as coisas piorarem, interlocutores de ministros do STF não descartam nem mesmo a possibilidade de uma ação tramitar em tempo recorde e gerar, quem sabe, um processo de impeachment contra o presidente da República por golpismo.

Vai dar um trabalho danado, e não estava nos planos de ninguém, mas, com  60 dias de transição pela frente, aliados de Lula já avaliam que, se o sujeito que continua com a caneta na mão se tornar uma ameaça ao país, pode não haver outra solução a não ser apeá-lo logo do poder. Há quem diga que talvez seja esse o plano que hoje está na mente doentia de Bolsonaro: vitimizar-se e dramatizar ainda mais sua saída do Planalto. Quem sabe uma solução a la Roberto Jefferson a caminho da cadeia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É bom lembrar: Bolsonaro escapou até hoje de um impeachment em função do acordo pelo qual entregou o governo ao Centrão. Mas agora o governo acabou, e o Centrão já reconheceu a vitória de Lula.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO