CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Romerito Aquino avatar

Romerito Aquino

Jornalista

51 artigos

blog

Bolsonaro confessa que potencializou incêndios na Amazônia

Ao dizer que “potencializou” as queimadas na Amazônia nos últimos meses, Bolsonaro se coaduna com o que vem defendendo desde que tomou posse na Presidência, onde manifestou interesse em fazer parceria com os Estados Unidos para transformar a maior floresta tropical do planeta em gigantescos campos de soja, de gado e de mineração

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em viagem ao Oriente Médio, o presidente tentou atrair investimentos para transformar Amazônia em gigantescos campos de soja, gado e mineração.

Em sua viagem de negócios ao Oriente Médio, o presidente Jair Bolsonaro confessou a investidores da Arábia Saudita que mandou tocar fogo na Amazônia este ano porque não se identificou com políticas anteriores adotadas para a região, que sofreu nos últimos meses um grande desastre ambiental, com desmatamentos e queimadas recordes nos últimos anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao dizer que “potencializou” as queimadas na Amazônia nos últimos meses por discordar da política ambiental de governos anteriores e porque “a Amazônia é do Brasil”, Bolsonaro se coaduna com o que vem defendendo desde que tomou posse na Presidência, onde manifestou interesse em fazer parceria com os Estados Unidos para transformar a maior floresta tropical do planeta em gigantescos campos de soja, de gado e de mineração.

“Há poucas semanas o Brasil foi duramente atacado por um chefe de Estado europeu sobre as questões da Amazônia. Problemas que acontecem anos após anos, que é da cultura por parte do povo nativo queimar e depois derrubar parte de sua propriedade para o plantio para sobrevivência. Mas foi potencializado por mim exatamente porque não me identifiquei com políticas anteriores adotadas no tocante à Amazônia. A Amazônia é nossa. A Amazônia é do Brasil”, declarou Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O chefe de Estado europeu citado por Jair Bolsonaro é o presidente da França, Emmanuel Macron, por aventar a discussão de internacionalização da Amazônia, entre outras farpas trocadas por ambos os mandatários. Na Arábia Saudita, Bolsonaro afirmou que, “às vezes, alguns países usam a agenda de direitos humanos para atacar ou tentar interferir na política de outro país e, por vezes, usam a política ambiental”. 

A briga de Bolsonaro com o presidente francês e outros mandatários europeus, também contrários aos desmatamentos e queimadas na floresta considerada essencial para o equilíbrio climático do planeta, entre outros ativos ambientais favoráveis ao bem-estar da humanidade, já travou a aprovação do acordo comercial celebrado recentemente entre a União Europeia e o Mercosul. O que vai impedir o crescimento econômico e comercial tanto do Brasil quanto da Argentina, Uruguai e Paraguai, parceiros do Mercosul. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como ocorreu em outras oportunidades, na Arábia Saudita, o presidente brasileiro, segundo publicou o site da UOL, fez questão de agradecer novamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter, segundo ele, defendido a soberania brasileira na Amazônia durante a reunião de cúpula do G7, grupo formado pelos sete países de maiores economias do mundo, que foi realizada na França, em agosto deste ano.

Na avaliação de Bolsonaro, é preciso saber explorar a biodiversidade da Amazônia com o apoio dos indígenas para que todos possam progredir. Mas os povos indígenas da Amazônia jamais foram consultados sobre tal objetivo Sem citar a fonte de informação, Bolsonaro ainda ousou dizer na Arábia Saudita que o Brasil encerrará 2019 com a menor média de “focos de incêndio, de calor”, na história do país. E classificou de mentira a declaração de que a “Amazônia está pegando fogo”. O presidente brasileiro sempre chutando, tanto internamente quanto lá fora.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO