CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

818 artigos

blog

Bolsonaro não é Trump e deixará a Presidência sem liderar a extrema direita

Diferentemente de Trump, que "se mantém como personagem político central", Bolsonaro sairá do governo sem apoio, diz Emir Sader

Donald Trump e Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR via BBC)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bolsonaro se inspirou diretamente em Donald Trump para assumir seu discurso, seu estilo de ocupar a presidência, suas relações com outras instituições, com os adversários políticos, seu negacionismo. Parecia um caminho de vitória.

Os dois têm origens e características distintas, mas convergiram para posições e posturas similares. Os dois chegaram a coincidir na presidência dos dois países, dando a impressão de que projetariam uma corrente de extrema direita em escala mundial. Mas logo surgiram obstáculos, a começar com Donald Trump.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao não conseguir se reeleger, Trump mandou um recado para Bolsonaro. Uma coisa era ser um candidato livre atirador, criticando os outros. Outra era estar no governo, ter que responder pelo que fez e pelo que não fez. Seu discurso perdia força.

Bolsonaro já está sentindo essa mudança. Seu desgaste vem exatamente do seu desempenho no governo. Mesmo com a tática de tentar terceirizar responsabilidades – ao Judiciário, aos governadores, entre outros - perdeu efeito seu discurso negacionista, sua incapacidade para fazer a economia funcionar, com os problemas sociais decorrentes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro se mantém negacionista, enquanto Trump se deu conta do desgaste que teve e passou a estar a favor da vacinação. Passou a estar a favor, se preparando para a nova campanha presidencial.

Mas as principais diferenças vêm dos dois, depois de deixarem o governo. Trump se mantém como personagem político central na vida norte-americana, não apenas porque adaptou seu discurso, mas também porque tem experiência televisiva de muitos anos, contando com um canal de grande audiência. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, Trump conta com o Partido Republicano, que majoritariamente o apoia. A ponto de haver, recentemente, manifestado que a invasão do Capitólio foi legítima politicamente. É um partido nacional, um dos dos grandes partidos. Partido que conta com grande quantidade de governadores, com forte bancada parlamentar. Que deve ganhar as próximas eleições parlamentares, passando a contar com maioria tanto no Senado como na Câmara.

Trump é, hoje, favorito para vencer as próximas eleições presidenciais. Por todas essas razões, ele se manteve como o maior líder da oposição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro tem condições diferentes das de Trump. Se for, tal qual seu colega norte-americano, derrotado na tentativa de reeleição, enfrentará situações muito diferentes. 

Bolsonaro não tem um discurso político, uma análise do país. Seu discurso é extremamente pobre, não agrega, se dirige sempre para um público minoritário, extremamente vinculado a ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dificilmente terá um bom desempenho na campanha eleitoral e, menos ainda, caso existam debates na campanha. Seu nível recorde de rejeição é um obstáculo fundamental para seu futuro político.

Sairá do governo praticamente sem partido político. Seu apoio vai diminuir ainda mais. Os processos contra ele e seus filhos o afetarão diretamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mesmo se Trump voltar a ser presidente dos Estados Unidos, não contará com a parceria do Bolsonaro, que dificilmente se reelegerá e que, depois do governo, tenderá a perder ainda mais força política. O bolsonarismo, como corrente de extrema direita, provavelmente sobreviverá. Mas já sem um grande líder.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO