CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Carlos Bresser-Pereira avatar

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987) e Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98). É doutor honoris causae pela Universidade de Buenos Aires

41 artigos

blog

Burrice nacional

Para o economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, "há certos erros que, além de demonstrar subserviência nacional, são sinal também de burrice – burrice nacional. É o caso da privatização de serviços públicos monopolistas". Um exemplo recente é o saneamento básico

(Foto: Câmara | Senado | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Certos erros que as nações e seus governos cometem são motivados pela arrogância e pelo imperialismo, como foi o caso da Alemanha ao declarar a Segunda Guerra Mundial, ou dos Estados Unidos ao fazerem a Guerra do Iraque em 2003. Erros que foram também sinal de incompetência dos governantes.

Outros erros decorrem da dependência do país em relação ao país hegemônico, associados também a incompetência, como foi o caso de toda América Latina ao fazer sua abertura comercial em 1990 ignorando que as tarifas alfandegárias eram um mecanismo de neutralização da doença holandesa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas há certos erros que, além de demonstrar subserviência nacional, são sinal também de burrice – burrice nacional. É o caso da privatização de serviços públicos monopolistas. Como foi a privatização das empresas de produção e distribuição de energia elétrica, das empresas de estradas de rodagem, da telefonia fixa, e, agora das empresas de saneamento básico.

As duas tolices usadas como argumento são que o Estado não tem recursos para financiar os investimentos necessários e que as empresas estatais são por definição ineficientes. Ora, quando acontecem as privatizações, o que vemos é ser o financiamento dos novos investimentos ser realizado pelo BNDES.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quanto à “necessária” ineficiência das empresas estatais, a burrice nacional fica absolutamente transparente quando vemos empresas estatais de outros países comprarem nossas empresas, ou então o governo dos outros países subsidiarem suas empresas para que comprem nossas empresas.

Depois de privatizadas, vemos as empresas geralmente não realizarem no prazo os investimentos a que se comprometeram. Em lugar disso, o que vemos são aumentos de preço. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A empresa privada só é eficiente porque é controlada pela competição no mercado. As empresas de serviços públicos são monopolistas. Aqueles que as compram nada arriscam, não são empresários, são rentistas. Aqueles que aceitam sua privatização são burros a serviço de espertos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO