CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

388 artigos

blog

Caricatura da verdade e seu triunfo

"Mil, milhões, bilhões... quando a matemática registra a contagem de mortos, o que nos assusta mesmo é o evento: assassinato", escreve Valéria Guerra Reiter

Chanceler israelense, Israel Katz (Foto: REUTERS/Eduardo Munoz)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não é à toa que o mundo filosófico nos legou uma Teoria da Verdade. E com certeza que o mundo midiático lida com fatos, notícias e sensacionalismo. O termo fake News se popularizou em nossa contemporaneidade, apesar de sua antiguidade; não há "absoluto" no universo social: o relativismo está no trono das ideias E os "ideais" dos ditos subalternos estão fadados à morte.

A filosofia do filósofo Sócrates buscava a verdade absoluta por meio do questionamento e da reflexão, enfatizando a ética e a busca pela virtude. Ele acreditava no conhecimento objetivo e universal

A política educacional é política partidária e gera falta de isonomia do sentido econômico ao sentido social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muitos carregam as suas verdades, com dois pesos e duas medidas, e isso implica em prejuízo rigoroso de uma sociedade. As justiças não dão conta de sustentar uma fidedigna e perene imparcialidade em seus frágeis e ou fadigados ombros. Ela conta com o arcabouço das leis, que foram talhadas por imperfeitas mãos humanas 

Em nome da soberania de um Deus, instituições como o Tribunal da Inquisição condenaram milhares de humanos à tortura e à morte. E, no entanto, a verdade deste Cristo pregava amor ao próximo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há indubitavelmente falta de autenticidade no tecido da História, e na maioria das vezes, é de maneira caricatural que se narra e se descreve a veracidade nos anais que a registram como tal.

A psicanálise entrou em cena (também) para desnudar fatos alocados no chamado inconsciente, e com isso poder decifrar episódios conscientes adormecidos em sintomas, como cegueira, paralisias e outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pinturas, fotografias, esculturas, cartas, decretos, acordos e outros artefatos cultivados pelo Homo reproduziram fraudes.

A fraude não é aquilo que preferimos equivocadamente durante uma explanação ou discurso. O ser humano está em construção, seu volume cerebral alcançou os 1.400 metros cúbicos há apenas 200 mil anos, e torno a reiterar, é pouquíssimo tempo de existência intelectual, por isso o que o presidente Lula (equivocadamente) proferiu em relação ao número de crianças mortas na Palestina, quando disse: “milhões”, e não “mil”, não deveria ser criticada e repercutido como “não saber contar”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

MIL, MILHÕES, BILHÕES, quando a matemática registra a contagem de mortos, o que nos assusta mesmo é o evento: ASSASSINATO.

A agricultura e a confecção da energia fogo são tecnologias recentes. Infelizmente, o altruísmo parece não “evoluir” após a expansão do Homo sapiens, única espécie que mata por prazer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O triunfo da mentira impera com o nome de justiça, e encarcera os “Lima Barretos” com sua crítica e criatividade inventiva: “Não me incomodo muito com o Hospício, mas o que me aborrece é essa intromissão da polícia na minha vida. De mim para mim, tenho certeza de que não sou louco; mas devido ao álcool, misturado com toda espécie de apreensões que as dificuldades da minha vida material há seis anos me assoberbam, de quando em quando dou sinais de loucura: deliro.”

O eminente autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma” foi, e continua sendo um filho ilustre da nossa literatura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A passagem do escritor por um asilo para pessoas em estado de insegurança psicossomática nos comprova através de sua lúcida fala, o quanto a verdade pode ser altamente caricatural e seletiva. É bom que os “X, Y ou Z files” soltos pelo sistema desigual e combinado sejam impregnados de realidade à luz da fenomenologia... 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO