CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Franco Pinto avatar

Ricardo Franco Pinto

Professor Doutor com menção Internacional em Sociologia, tendo como diretor de tese o Prof. Emérito Noam Chomsky (EUA). Também estudos de Doutorado em Direito (Espanha e Alemanha). Advogado junto ao Tribunal Penal Internacional e com escritórios na Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.

1 artigos

blog

Catalunya

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nesta sexta-feira, 21 de maio, o Parlamento da Catalunya investiu o candidato da independentista ERC (Esquerra Republicana de Catalunya), Pere Aragonès, como Presidente da Generalitat, com 74 votos a favor de ERC, Junts e CUP e 61 votos contrários de PSC, Vox, Comuns, Ciudadanos e PP. Da mesma forma como se vê no resto da España, uma maioria absoluta, tanto da direita como da esquerda, está longe de ser uma realidade.

A Catalunya está com o governo em funções desde o dia 28 de setembro de 2020, devido à inabilitação do anterior Presidente, Quim Torra, e neste período Aragonès, que era seu vice, já tinha assumido as funções de presidente, sem limitações. Isto ocorre a cinco dias do prazo limite para a investidura, que, se não ocorresse, desembocaria em novas eleições.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para mim, há um sabor agridoce nesta questão. É a primeira vez que a ERC vai, de verdade, governar Catalunya (sou consciente que Josep Tarradellas, também da ERC, foi também Presidente, mas ele governou afastando-se totalmente do Partido, e parecia mais um presidente sem partido), mas não o fará com tranquilidade. Pactou com o Partido JuntsXCAT, de direita, também independentista. 

O independentismo, aqui, falou mais alto que a ideologia política. Havia outra possibilidade, de esquerdas, que seria um pacto da ERC com o PSC (Partido Socialista da Catalunya, o PSOE lá), mas já antes das eleições, todos os independentistas já haviam firmado um documento em que nunca iriam pactar com o candidato socialista, Salvador Illa (que deixou o Ministério da Saúde para ir disputar as eleições na Catalunya). Illa ganhou, mas não levou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Parlamentarismo, os pactos determinam os governos. Assim, se os grupos que perderam as eleições se unem e somam mais deputados que o grupo vencedor, aqueles governarão.

Assim, temos um pacto com direita e esquerda, em que a direita terá o poder, por exemplo, nas Secretarias de Justiça e Economia. Vamos ver até quando dura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não gosto desta situação e acho que há mais a perder, como esquerda, que a ganhar. Não vejo com bons olhos nenhum pacto com a direita. Não consigo. Como sempre diz o Xixo (Wilson Ramos FIlho), devo também ser esquisito.

*Para quem não é da España, aquí segue um resumo das siglas e posições políticas de cada partido citado no texto:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- ERC (Esquerra Republicana de Catalunya) – Partido de esquerda, independentista, republicano.

- JuntsXCAT (Junts per Catalunya) – Partido de direita, independentista, republicano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- CUP (Candidatura d'Unitat Popular) – Partido de extrema esquerda, independentista, anti-capitalista, republicano.

- PSC (Partit dels Socialistes de Catalunya) – Partido de esquerda, socialdemocrata, federalista. Associado ao PSOE (Partido Socialista Obrero Español, de esquerda, socialista).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- VOX – Partido de extrema direita, nacionalista, monárquico, com perigosos flertes com o fascismo.

- ELS COMUNS (Catalunya em Comú) – Partido de esquerda, socialdemocrata, catalanista. 

- CIUDADANOS – Parido de direita, liberal, pró-europeu, centro globalista.

- PP (Partido Popular) – Partido de Direita, conservador, nacionalista, Monárquico, democrata-cristiano.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO