CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

Cativos da deseducação e reféns da representatividade

A brutal desigualdade é filha do desequilíbrio social na geração do bem comum

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“Se nós, por exemplo, tivermos uma geração em que os pais prestem atenção na educação dos filhos. Tirem um tempo para ver o que eles estão aprendendo nas escolas. Não vai ter espaço para professor doutrinador tentar sequestrar as nossas crianças. Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa, enxergando opressão em todo o tipo de relação”.

É chocante a declaração acima, ela foi feita por um deputado federal, no ano passado. E assistindo a audiência na Comissão da Educação, presidida agora pelo deputado Nikolas Ferreira, fiquei atônita com o posicionamento dos parlamentares que não se sensibilizam com a situação humilhante de professores e alunos brasileiros. Os dados não mentem, tem concretude; são baixos salários, falta de merenda e exclusão, e foram citados (especialmente) por deputadas de Esquerda. Já o time da Direita, ultra direita, ficou na retaguarda da política de Casa Grande e Senzala de sempre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dados a seguir demonstram a tristeza que é viver sob a égide do falseamento educacional em nosso país, gigante país, que abriga a alma da escravidão em notícias como: "O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (22) os dados mais recentes sobre o ensino básico no país. O panorama dos desafios para esta etapa da formação dos estudantes brasileiros foi desenhado pelo 'Censo Escolar da Educação Básica 2023' e contou ainda com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD), realizada pelo IBGE. Os dados mostram que 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o ensino médio e não frequentam nenhuma instituição de educação básica, segundo informações coletas pela PNAD Contínua. Considerando todas as faixas etárias, são 68.036.330 cidadãos sem a escolarização básica no país".

A preocupação de tais Comissões de Educação pode ser qualquer coisa, menos favorecer professores e alunos em seus apuros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Participando ontem de um debate à distância no Senado Federal sobre Direito Eleitoral, eu me deparei com atores sociais atuantes no âmbito educacional muito preocupados com mudanças superficiais ao que concerne a educação política do alunado nacional, em relação ao sentimento de bem comum.

Por aí já percebemos, que a brutal desigualdade é filha do desequilíbrio social na geração do bem comum.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO