CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jeferson Miola avatar

Jeferson Miola

Articulista

1140 artigos

blog

Censura acentua ilegitimidade do regime de exceção

"A censura ao vampiro neoliberalista no desfile das campeãs do carnaval representa novo flerte do golpe com o arbítrio", diz o colunista Jeferson Miola, acrescentando que "a censura é uma medida de desespero, adotada por regimes que carecem de legitimidade e de apoio social para manter a dominação"; "A força revolucionária que desembocou na Revolução de 1917, por exemplo, se abasteceu das diferentes expressões culturais – cinema, literatura, música, teatro – que produziram as críticas radicais à Rússia czarista", diz; "A arte funciona como sentinela da mudança; é precursora da revolta, da rebelião e da revolução política e social"

"A censura ao vampiro neoliberalista no desfile das campeãs do carnaval representa novo flerte do golpe com o arbítrio", diz o colunista Jeferson Miola, acrescentando que "a censura é uma medida de desespero, adotada por regimes que carecem de legitimidade e de apoio social para manter a dominação"; "A força revolucionária que desembocou na Revolução de 1917, por exemplo, se abasteceu das diferentes expressões culturais – cinema, literatura, música, teatro – que produziram as críticas radicais à Rússia czarista", diz; "A arte funciona como sentinela da mudança; é precursora da revolta, da rebelião e da revolução política e social" (Foto: Jeferson Miola)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A censura ao vampiro neoliberalista no desfile das campeãs do carnaval representa novo flerte do golpe com o arbítrio. É uma medida que confirma, uma vez mais, uma possibilidade que não pode ser menosprezada, de evolução autoritária do regime de exceção – caso o judiciário atenda ao governo Temer e conceda ao exército o direito de cumprir mandados coletivos de prisão, busca e apreensão – dirigidos ao povo pobre nas favelas – a escalada arbitrária ganhará forte impulso.

A censura proíbe a liberdade de expressão e de opinião e cassa o direito à livre manifestação. A proibição do vampiro usar sua alegoria – a faixa presidencial – é uma forma de censura grave, que em nada difere da censura judicial que fechou a exposição de arte sobre diversidade sexual no museu do Banco Santander de Porto Alegre, em setembro de 2017.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A censura é uma medida de desespero, adotada por regimes que carecem de legitimidade e de apoio social para manter a dominação. Quanto mais ilegítimos e mais questionados socialmente, mais autoritários vão se tornando os regimes de exceção.

A censura, por isso, deve ser vista antes como um gesto de fraqueza que de força; uma reação de regimes fracos que espezinham a democracia, o Estado de Direito e as liberdades civis e políticas para manter seu esquema de poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O carnaval de 2018 foi o ponto culminante do sentimento difuso na sociedade, de resistência ao golpe e de denúncia da ditadura Globo-Lava Jato.

A sátira, a alegoria, o enredo desmontaram a narrativa farsesca da Globo e da Lava Jato e expuseram ao ridículo os paneleiros, os pato-amarelos, os fascistas, os rentistas, os golpistas, os justiceiros, os hipócritas morais, os manifestoches cínicos e a camarilha que tomou de assalto o poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O desfile da Paraíso do Tuiuti mostrou que a revolta está no ar. O entusiasmo popular com o vampiro neoliberalista também evidenciou que no subterrâneo do Brasil fervilha uma crítica radical de resistência ao golpe; uma resistência pulsante e enraizada.

A arte funciona como sentinela da mudança; é precursora da revolta, da rebelião e da revolução política e social. A cultura consegue captar primeiro e representar simbolicamente os sinais de mudança e os sentimentos de rebeldia e de insatisfação que vão florescendo numa sociedade agredida e humilhada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A força revolucionária que desembocou na Revolução de 1917, por exemplo, se abasteceu das diferentes expressões culturais – cinema, literatura, música, teatro – que produziram as críticas radicais à Rússia czarista durante as décadas finais do século 19 – anos antes, portanto, do desfecho revolucionário de outubro de 1917. Figuras como Gogol, Tolstoi, Dostoievski, Turgueniev, Tchecov, Tchaikovski etc tiveram notável participação neste processo histórico.

Analogamente à experiência russa, o papel da bossa-nova, da MPB, do tropicalismo, da literatura, do teatro e do cinema brasileiro na resistência à ditadura civil-militar de 1964/1985 foi essencial para formar as consciências democráticas e populares que, anos depois, puseram fim à ditadura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O carnaval foi um momento condensado de transbordamento da resistência democrática. O desfile da escola Paraíso do Tuiuti exportou ao mundo a indignação popular com o golpe, suas manipulações, seus retrocessos, seus ataques à democracia.

É claro que o golpe não vai terminar amanhã e a democracia não será restaurada no dia seguinte, porque a oligarquia golpista detém o poder econômico, o poder político-parlamentar, o poder judicial, o poder policial e, sobretudo, o poder de manipulação ideológica que exerce através dos seus aparelhos midiáticos, comandados pela Rede Globo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas também está claro que a continuidade do golpe será acompanhada de uma resistência cada vez mais massiva, mais contundente e mais radicalizada, que conseguirá abreviar a duração do golpe e iniciar a reconstrução nacional e a restauração da democracia no Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO