CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

256 artigos

blog

Cinema: A guerra nua e crua

Vencedor do Oscar de documentário, “20 Dias em Mariupol” expõe atrocidades da Guerra da Ucrânia para além das ideologias e tomadas de partido

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mstyslav Chernov na câmera principal e mais três colegas da Associated Press permaneceram mais que a prudência recomendava na cidade de Mariupol enquanto os russos começavam a bombardeá-la e ocupá-la em fevereiro/março de 2022. 20 Dias em Mariupol (20 Days in Mariupol) é uma peça de jornalismo hardcore que se destaca não por qualquer tipo de elaboração ou análise da informação, mas por sua exposição nua e crua.

Dia a dia, a equipe observa os bombardeios, registra o desespero da população civil, a chegada de feridos aos hospitais e a luta dos médicos para salvar vidas. Flagra também os saques em lojas e supermercados atingidos, o que sugere a frase de um médico: “A guerra é como um raio-x: revela as entranhas das pessoas”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é um filme fácil de ver. Trata-se de uma carnificina, um banho de sangue e lágrimas protagonizado por crianças e jovens gritando de dor e pais dilacerados pela perda dos filhos. A guerra aqui não é assunto de geopolítica, nem de discussão ideológica. Uma cidade invadida e destruída é pura e simplesmente dor e destroços.

Chernov, vencedor do prêmio Pulitzer, orienta sua narração em voz over para o esforço em transmitir suas imagens para a mídia internacional (conheça seu site sobre os conflitos que já cobriu na Ucrânia e em outros países). Cada cena que consegue chegar aos noticiários é uma vitória do jornalismo e uma esperança de que, pelo menos, o horror adquira algum sentido. A missão é dificultada pela falta de conexão para a internet, que se soma ao bloqueio de água, gás e eletricidade. A equipe do filme vive as mesmas limitações e tensões dos civis refugiados em porões para escapar das bombas russas. O risco de morte é igual para todos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A repercussão de 20 Dias em Mariupol, mais sua indicação ao Oscar de documentário, ajudaram a construir a narrativa anti-Rússia abraçada pelo Ocidente. Os russos só aparecem em clipes de telejornais. De resto, são apenas a ameaça sem rosto que avança do horizonte até a casa ao lado. Além disso, esse lancinante painel antecipou o que veríamos pouco depois acontecer com os ataques de Israel a Gaza. O mesmo método de alegada autodefesa justifica a matança indiscriminada de civis e o aniquilamento de cidades inteiras.

Diante de tantas imagens de sofrimento, independentemente do lado em que estamos, é impossível relativizar as atrocidades de guerras selvagens como essas, que atentam contra a Humanidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>> 20 Dias em Mariupol está nos cinemas.

O trailer:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

https://www.youtube.com/watch?v=MCcHBHUEuzw

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO