CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

Ciro Gomes ainda tem chance de herdar os votos de Lula caso o ex-presidente seja proibido de concorrer em 2018

Embora Ciro Gomes busque, sim, alianças com centro e com certa direita que ele vê alinhada com o golpe de Temer, há também um alinhamento com o que o Brasil precisa neste momento. Se Ciro não criar rusgas desnecessárias e, quem sabe, visitar Lula na prisão, outubro pode reservar uma boa surpresa para ele

Embora Ciro Gomes busque, sim, alianças com centro e com certa direita que ele vê alinhada com o golpe de Temer, há também um alinhamento com o que o Brasil precisa neste momento. Se Ciro não criar rusgas desnecessárias e, quem sabe, visitar Lula na prisão, outubro pode reservar uma boa surpresa para ele (Foto: Pedro Zambarda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os fãs de Ciro não gostam muito do que eu escrevo sobre ele. Chamei-o de "Macron brasileiro", pela tática eleitoral de mostrar uma coisa e defender outra. Nas eleições presidenciais francesas, Emmanuela Macron venceu a disputa se vendendo como "centro social-democrata" e entregando um governo neoliberal de direita. Ciro, pelo que tudo indicava, vendia uma proposta de centro-esquerda e, na prática, dava sinais de que seria um presidente de centro-direita, caso vença a disputa de outubro.

Na prática, os sinais ainda não desapareceram. Ciro Gomes ainda dá acenos significativos para PSB e PP. No caso do partido de Paulo Maluf, a Folha de S.Paulo indicou que o empresário da CSN e da Fiesp Benjamin Steinbruch poderia ser seu vice.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nacionalista nas convicções, Steinbruch poder ser um ótimo "José Alencar de Ciro", assim como ocorreu com Lula ao acenar para a direita, mas desvia das ideias mais esquerdistas.

Mesmo com todas essas pontuações, maio trouxe uma pesquisa que aponta Ciro Gomes como o mais provável herdeiro dos votos de Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A CNT/MDA aponta que, num cenário com o ex-presidente concorrendo, Ciro aparece com 5% das intenções de voto. Num cenário sem Lula, o percentual sobe para 9%.

Ultrapassou, de maneira clara, Geraldo Alckmin. Até agora, o tucano é nome mais bem cotado pela direita não-bolsonarista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Numa entrevista ao jornalista Fernando Morais do blog Nocaute, Ciro Gomes fez uma interessante reflexão sobre a briga de mídia que existe no Brasil com a entrada de agentes internacionais. "Pode ser que, no futuro, a gente tenha que defender a Globo contra outros atores do mercado", pontuou.

Para a TV Folha, o pré-candidato do PDT ressaltou que o jornalismo da Globo é "deplorável" e que o PT não está errado em criticar a grande mídia. Na sabatina de hoje dada para a Folha, o UOL e o SBT, Ciro aproveitou para cravar que Jair Bolsonaro é um fascista, totalitário e que sua presidência seria um desastre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora Ciro Gomes busque, sim, alianças com centro e com certa direita que ele vê alinhada com o golpe de Temer, há também um alinhamento com o que o Brasil precisa neste momento.

Se Ciro não criar rusgas desnecessárias e, quem sabe, visitar Lula na prisão, outubro pode reservar uma boa surpresa para ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas isso não será conquistado, certamente, em frases de efeito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO