CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

917 artigos

blog

Ciro Gomes imita José Serra em 2002

"Ciro trocou um belo futuro político pela lata de lixo da história", escreve Eduardo Guimarães

Ciro Gomes (Foto: Reprodução/Twitter/@cirogomes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eduardo Guimarães 

O ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, então com 57 anos, foi eleito presidente do Brasil em 2002 com 61,3% dos votos válidos, contra 38,7% de José Serra, tornando-se o primeiro candidato de esquerda a vencer uma eleição presidencial no país. Ciro Gomes, na eleição deste ano, recorre a estratagema constrangedor usado pelo tucano duas décadas atrás. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2022, Lula volta a disputar uma eleição em que seus adversários fazem discurso do medo contra sua ascensão ao Poder. Até Regina Duarte, que em 2002 ganhou o apelido jocoso de "Apavoradinha do Brasil" por ter feito um discurso, na iminência do segundo turno daquele ano, alegando "medo" da eleição de Lula, voltou, há algumas semanas, a dizer que continua com "medo" de o petista se eleger. 

O que justifica que ela repita sua declaração de vinte anos atrás? Nada. Os dois governos Lula foram um sucesso de crítica e público. Exaltado nos quatro cantos do planeta por suas gestões entre 2003 e 2010, Lula melhorou o Brasil, naqueles dois mandatos, de forma impressionante, terminando a eleição com 87% de aprovação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pobreza e a miséria perderam milhões de vítimas, a imagem do Brasil se projetou no mundo como um país responsável, maduro e cumpridor de seus compromissos internacionais, ganhando o selo de economia bem administrada concedido por TODAS as agências internacionais de classificação de risco. O Brasil de Lula chegou a emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional, que, nos governos anteriores, nos emprestava dólares enquanto nos exigia medidas draconianas na economia que esmagavam os mais pobres, tais como juros altos e economia dos gastos públicos na Saúde, na Educação e nos programas sociais. E, de quebra, Lula acabou com as eternas crises cambiais que açoitavam o país deixando TREZENTOS BILHÕES DE DÓLARES no caixa -- e seus adversários dizem que ele roubou e quebrou o Brasil...

Mas um fato ocorrido na reta final desta campanha à Presidência, remeteu este que escreve a uma viagem no tempo. Na reta final do segundo turno, Lula estava muito à frente de José Serra. O Datafolha, então, deu Lula com 64% dos votos válidos, 28 pontos à frente de Serra. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eis que o tucano tenta uma última cartada. Propaganda de Serra anuncia um misterioso "pronunciamento importante" na reta final da eleição. A propaganda foi feita com alguns dias de antecedência e mostrava uma cadeira imponente e vazia, como se fosse a cadeira do presidente, só aguardando o tal "pronunciamento". Havia um carater oficialesco naquilo. 

E, não, não era nada. Não passava de uma tentativa de manipular o eleitor. O tal pronunciamento resumiu-se a mais do mesmo, ao discurso do medo de Regina Duarte contra Lula, feito naquele 2002 e refeito agora. Com base em droga nenhuma. O PT jamais havia governado o país e Lula garantira, em documento público, que seu governo não traria surpresas. Foi a "Carta ao Povo Brasileiro". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, duas décadas depois, um outro candidato que não consegue enxergar nada além do próprio umbigo incorre na mesma estratégia infantil de aplicar um passa-moleque no eleitorado anunciando mais um "pronunciamento importante" à véspera da eleição para repisar os velhos argumentos de campanha e pedir "voto útil" em si mesmo. 

Em tom de mistério, Ciro Gomes anuncia “importante pronunciamento à nação”.  Candidato à Presidência pelo PDT fez o anúncio nas redes sociais, neste domingo 25. O tal pronunciamento, no entanto, é apenas um patético chamado a que dezenas de milhões de brasileiros mudem intenções de voto em seu benefício, chamando isso de "voto útil"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ciro Gomes dará seu último suspeiro político em alguns dias. Terá a menor votação em uma eleição presidencial desde que disputou pela primeira vez o cargo de presidente da República. Apesar de julgar que está semeando uma volta por cima em 2026, está atraindo antipatia da esquerda e escárnio de uma direita, que jamais lhe dará votos

Ciro é repudiado amplamente no seu próprio partido. Fila extensa de eleitores eminentes que votaram nele no passado ou que o apoiavam até recentemente declara voto em Lula. A novata Simone Tebet está a um passo de ultrapassá-lo e é grande a chance de teminar o 1o turno à sua frente. Ciro trocou um belo futuro político pela lata de lixo da história.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO