CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cláudio da Costa Oliveira avatar

Cláudio da Costa Oliveira

Economista aposentado da Petrobras

160 artigos

blog

CNBB orienta voto na eleição 2018

"São escandalosas as posturas alienadas de muitos cristãos e as adesões a um candidato à presidência que dissemina violência, ódio, racismo, homofobia e preconceito contra mulheres e pobres", afirma Dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales

CNBB orienta voto na eleição 2018
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“SÃO ESCANDALOSAS AS POSTURAS ALIENADAS DE MUITOS CRISTÃOS E AS ADESÕES A UM CANDIDATO À PRESIDÊNCIA QUE DISSEMINA VIOLêNCIA,ÓDIO, RACISMO, HOMOFOBIA E PRECONCEITO CONTRA MULHERES E POBRES. ELE UTILIZA FALSAMENTE AS TEMÁTICAS DO ABORTO, GÊNERO, FAMÍLIA E ÉTICA, FAZ APOLOGIA À TORTURA, À PENA DE MORTE E AO ARMAMENTISMO; E É RÉU POR INJÚRIA E INCITAÇÃO AO CRIME DE ESTUPRO”. Dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales.

Criada em 1952, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, reúne os Bispos católicos do Brasil em uma instituição permanente que conforme o Código de Direito Canônico “exercem conjuntamente certas funções pastorais em defesa dos fieis de seu território, a fim de promover o maior bem que a igreja proporciona aos homens , principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito”(Cân. 447).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É a maior autoridade representativa do Igreja Católica no Brasil.

Há muito a CNBB tem se pronunciado sobre os acontecimentos no país mas interesses espúrios impedem a divulgação da opinião dos Bispos brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na 83ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente da CNBB (16/18 de junho de 2015) os bispos observavam : “As Assembleias da CNBB sempre foram pauta para a imprensa. Nos últimos anos porém, sua cobertura tem ficado escassa” (...) “Assuntos importantes, discutidos e votados pelos bispos, não tiveram repercussão nestes portais pesquisados (Globo, Estadão etc) como por exemplo o texto “Pensando o Brasil” que tratou da desigualdade social”.

Nesta mesma 83ª Reunião tópicos importantíssimos forma discutidos sem nenhuma divulgação e podemos destacar : 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1-POLITIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO E CONDENAÇÃO MIDIÁTICA

2-FAÇAMOS A REFORMA POLITICA ANTES QUE O POVO O FAÇA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3-AJUSTE FISCAL PARA QUÊ E PARA QUEM ?  

De lá para cá, muitos outros pareceres foram emitidos pela CNBB sem nenhuma divulgação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a proximidade das eleições de 2018, na 56ª Assembleia Geral da CNBB (abril/2018) foi emitida mensagem ao povo brasileiro com o título “Eleições 2018 : Compromisso e Esperança”. 

Na mensagem a CNBB alerta para o fato de que a Igreja Católica “Não pode nem deve ficar à margem da luta pela justiça” (Papa Bento VI – Deus Caritas Esc. 28), olhamos para a realidade brasileira com o coração de pastores preocupados com a defesa integral da vida e da dignidade da pessoa humana, especialmente dos pobres e excluidos . Do Evangelho nos vem a consciência de que “todos os cristãos, incluindo os pastores, são chamados a preocupar-se com a construção de um mundo melhor” (Papa Francisco – Evangelli Gaudium 183) sinal do reino de Deus. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois desta mensagem muitos Bispos se pronunciaram como Dom Gilson Andrade, Bispo Coadjutor de Nova Iguaçu, que descriminou sete critérios para preparar o voto e Dom Aloísio A. Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul, dando continuidade à 56ª AG

Mas talvez, o mais contundente pronunciamento tenha sido o de Dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales, que, no site da CNBB, mostrou com total clareza os caminhos para os católicos, no artigo “Votar com lucidez”. 

É preciso que todos os católicos brasileiros tomem conhecimento das orientações do orgão máximo da igreja no país.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO