CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Cobrar de quem: do Lula?

Pois em primeiro lugar e acima de tudo é precisamente aos eleitores que deve ser apresentada a cobrança pelo que estamos vivendo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa no Palácio do Planalto da Reunião ministerial dos 100 dias de governo - 10.04.2023 (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 Pois é: Lula completou cem dias na presidência da República. E como é de praxe entre nós, todo mundo (ou quase) tratou de fazer o balanço do que aconteceu nesse período. E fazendo a cobrança correspondente, claro.

 No caso específico, nada mais natural que as dimensões oceânicas da expectativa generalizada. E isso não apenas pelo tamanho da ruína que o presidente anterior deixou como herança, mas pela própria trajetória de Lula, com ênfase em suas duas passagens consecutivas pela mesma presidência que agora ocupa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Confesso, porém, que meu balanço é outro, e outra a minha cobrança.  

 Sim, foram cem dias de Lula na presidência, mas também de Jair Messias fora dela. E eu continuo assombrado com duas coisas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 A primeira: a quantidade de votos que ele teve nas eleições do ano passado, depois de tudo de tenebroso e asqueroso que fez.  

 A segunda: o atual Congresso, eleito no ano passado, sem sombra de dúvida o mais abjeto desde a retomada da democracia, já lá se vão quase quarenta anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Cobrar de Lula promessas de campanha que ele ainda não cumpriu no escasso prazo de cem dias é de uma injustiça escalofriante.

 Com semelhante Congresso, o que resta a ele a não ser negociar, negociar e negociar, cedendo ao máximo, sempre dentro de limites impostos pela decência?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Quem deve ser cobrado é o eleitorado.  

 Está claro que a ação de um juiz desonesto e de um procurador igualmente canalha, com o apoio irrestrito dos meios hegemônicos de comunicação, serviu para demonizar a política e imbecilizar eleitores país afora.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Mas será que o que o eleito, Jair Messias, fez não basta para espantar para sempre a nuvem do bolsonarismo?

 Está igualmente claro que a amnésia e a ignorância que encobrem a maioria dos brasileiros ajudaram não apenas a colocar um desequilibrado sem remédio na poltrona presidencial, mas a reunir – e isso depois de quatro anos de destruição nacional – o maior punhado de aberrações da história recente do Congresso.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Só essa amnésia e essa ignorância explicam que gentalha como Damares Alves, Hamilton Mourão, Sergio Moro, Deltan Dallagnol et caterva tenham se juntado ao lixo que já havia lá.

 Pois em primeiro lugar e acima de tudo é precisamente aos eleitores que deve ser apresentada a cobrança pelo que estamos vivendo.   

 Passamos já de cem dias com Lula e sem Jair Messias.

 Quando teremos dias sem bolsonarismo? Ou será que ele sempre esteve por aí, meio adormecido, até ser despertado pela grande mídia e seu apoio irrestrito à Lava Jato e suas manipulações escandalosamente desonestas?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO