CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leonardo Attuch avatar

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch é jornalista e editor-responsável pelo 247.

416 artigos

blog

Convide Lula para o Roda Viva, Vera Magalhães

O que incomodou Vera Magalhães no gesto de Doria a Lula foi o fim da censura, a simples revelação de que Lula existe e é um ator político fundamental para que o Brasil supere a crise que envolve pandemia, recessão e desgoverno, diz o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247

(Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na hora em que o Brasil enfrenta pandemia, recessão e desgoverno, algumas pessoas se perdem numa falsa polêmica em torno de um retuíte do governador João Doria Júnior ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso mais emblemático é o da jornalista Vera Magalhães, que merece ser debatido.

Basicamente, Lula elogiou a ação dos governadores contra o coronavírus e ganhou um RT de Doria, que disse que o momento é de união. Alguns enxergaram no gesto o nascimento da frente antifascista. Os bolsonaristas apontam uma suposta conspiração golpista contra o “mito”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ocorre que esse RT de Doria não deve ser superdimensionado. Representa apenas a formação de uma aliança contra o vírus, não contra Bolsonaro, nem contra o fascismo. E é natural que o governador do estado mais afetado pela pandemia busque diálogo com todas as forças sociais.

A jornalista Vera Magalhães, curiosamente uma das mais atacadas pelo bolsonarismo, foi quem reagiu de forma mais estridente. Denunciou o erro do tucano, que estaria se aproximando de alguém que seria “carta fora do baralho” da política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula pode até ser “carta fora do baralho eleitoral” porque seus direitos políticos foram cassados por um processo de lawfare denunciando no mundo inteiro. É também por este motivo que jornalistas como Vera Magalhães são tão atacadas. Afinal, sem o lawfare, Lula seria presidente.

Mas não faz sentido dizer que quem lidera pelo menos 30% do eleitorado brasileiro é “carta fora do baralho da política”. Neste sentido, os gestos de Lula e Doria merecem apoio. O vírus não faz distinção ideológica. O eleitor tucano pode precisar do sopão petista e vice-versa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que incomodou Vera Magalhães, a meu ver, foi outro fenômeno. Há anos, Lula vem sendo silenciado pela mídia corporativa e, com seu RT, Doria retirou esse véu de censura, que contribuiu para a ascensão do fascismo no Brasil. O mesmo fascismo que a agrediu várias vezes.

O melhor que ela teria a fazer neste momento seria convidar Lula para o Roda Viva. Se tomasse tal atitude, mostraria compromisso democrático, receberia mais “sororidade” quando atacada (Bolsonaro é insaciável) e bateria recordes de audiência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247 e confira a entrevista coletiva de Lula aos sites independentes:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO